As Forças de Defesa de Israel conduziram com sucesso a libertação de dois reféns argentinos na cidade de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza. Os reféns, Fernando Simón Marman, de 60 anos, e Norberto Louis Har, de 70 anos, estavam entre as 250 pessoas sequestradas pelo Hamas durante um ataque ocorrido em 7 de outubro, que foi o início do conflito.
A ação, que contou com a participação das Forças de Defesa de Israel, do serviço de segurança doméstica Shin Bet e da unidade especial de polícia em Rafah, resultou na libertação das vítimas. Durante a ofensiva aérea do Exército de Israel, conforme relatado pela agência de notícias Reuters, mais de 100 pessoas foram mortas, segundo a Al Jazeera, canal estatal do Qatar.
Cerca de 1,5 milhão de palestinos deslocados de outras regiões da Faixa de Gaza buscaram abrigo na cidade, que Israel havia designado como uma zona segura no enclave palestino. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia prometido uma “passagem segura” para os civis deslocados e mencionou a elaboração de um “plano detalhado”, embora não tenha fornecido detalhes específicos.
No domingo (11 de fevereiro), o presidente dos EUA, Joe Biden, expressou “preocupação” durante uma conversa com Netanyahu, enfatizando que Israel não deveria avançar com uma operação terrestre em Rafah sem um plano garantindo a segurança das pessoas abrigadas na cidade.
Túneis
As forças israelenses divulgaram novo vídeo mostrando um complexo de túnel entre bairros na Faixa de Gaza e que era usado pelos terroristas.
Com 700 metros de comprimento e 18 metros de profundidade, a travessia subterrânea continha múltiplas portas de segurança e vários recursos de inteligência apreendidos pelas forças, revela Israel. Grandes quantidades de armas, incluindo espingardas, munições, granadas e explosivos, foram descobertas escondidas nos escritórios do edifício. Assista abaixo! E veja também: Camarote da Sapucaí é flagrado preparando alimentos no banheiro. Clique AQUI para ver. (Foto: Força de Israel; Fonte: Reuters; Poder360).
These findings were found within @UNRWA facilities:
Acting on ISA intelligence, the forces discovered a tunnel shaft near an UNRWA school, leading to an underground terrorist tunnel beneath UNRWA’s main headquarters. The forces found electrical infrastructure inside the tunnel… pic.twitter.com/n5EWJpyI4o
— Israel Defense Forces (@IDF) February 10, 2024