Autoridades islandesas disseram nesse sábado (11) que estão se preparando para uma erupção vulcânica no sudoeste da ilha nos próximos dias, após uma série de terremotos e evidências de magma se espalhando rapidamente no subsolo.
O Gabinete Meteorológico da Islândia disse que havia um risco “considerável” de uma erupção na península de Reykjanes ou perto dela devido ao tamanho da intrusão subterrânea de magma e à velocidade com que se movia.
“A probabilidade de uma erupção aumentou desde esta manhã e uma erupção pode começar a qualquer momento nos próximos dias”, afirmou num comunicado.
A Agência de Proteção Civil da Islândia ordenou durante a noite a evacuação completa de Grindavik, uma cidade pesqueira com cerca de 3.000 residentes.
A região de Reykjanes assistiu a várias erupções em áreas despovoadas nos últimos anos. Espera-se que o último comece no fundo do mar a sudoeste de Grindavik, disse o escritório meteorológico.
Um túnel de magma, ou rocha derretida, que se estende para nordeste através de Grindavik e cerca de 10 km mais para o interior, foi estimado na noite de sábado a uma profundidade de menos de 800 metros, em comparação com 1.500 metros no início do dia, disse o escritório.
Na quinta-feira, o aumento da atividade sísmica levou ao encerramento do spa geotérmico Lagoa Azul, uma das principais atrações turísticas da Islândia.
Reykjanes é um ponto quente vulcânico e sísmico a sudoeste da capital Reykjavik. Em março de 2021, fontes de lava irromperam espetacularmente de uma fissura no solo medindo entre 500 e 750 metros de comprimento no sistema vulcânico Fagradalsfjall da região.
A atividade vulcânica na área continuou durante seis meses naquele ano, levando milhares de islandeses e turistas a visitarem o local. Em agosto de 2022, ocorreu uma erupção de três semanas na mesma área, seguida por outra em julho deste ano.
O sistema Fagradalsfjall, que tem cerca de 6 km de largura e 19 km de comprimento, permaneceu inativo durante mais de 6.000 anos antes das recentes erupções.
— Danielle Rodriguez (@danirod_22) November 11, 2023
We drove our broken down car back into town quickly and left it there.
On our second attempt out through the main road a huge bump appeared and we had to exit the town through another route. pic.twitter.com/ftmAPWmOBu— Danielle Rodriguez (@danirod_22) November 11, 2023
Video: Extensive damage was found in Grindavík, #Iceland today. Large cracks can be seen in many places. I havent seen any information/images about damage to houses/buildings…
📹 Grindavik Road Administration pic.twitter.com/bz5PbYsMKK
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) November 11, 2023
E veja também: Maduro anuncia referendo para anexar território da Guiana. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de apoio!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander