Portal O Globo divulga infográfico com vitória de Lula no 2º turno

direitaonline



O portal O Globo divulgou, na manhã desta quinta-feira (27), seu infográfico eleitoral com vitória de Lula no 2º turno; na imagem é possível observar o petista com 51,2% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparece com 48,8%. Brancos, nulos e indecisos estão todos na casa dos 5%. Após a repercussão, a aba “segundo turno” voltou a ficar indisponível.

A imagem rapidamente viralizou nas redes sociais, o que fez O Globo precisar emitir uma nota explicando a situação. Segundo o portal de notícias, foi um “erro na exibição de ambiente de apuração” do segundo turno. “Dados apresentados não são reais, mas, sim, hipotéticos e foram gerados para testar o sistema”.

“O GLOBO, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do TSE”, diz a nota.

O jornal ainda parece reclamar ao dizer que “perfis bolsonaristas” publicaram o resultado dos testes em redes sociais na manhã desta quarta-feira e questionaram como o jornal teria tido acesso a resultados com antecedência. “O GLOBO reafirma que trata-se de dados hipotéticos exibidos por erro no sistema. O sistema do GLOBO não interfere na contagem de votos do TSE e portanto em seus resultados”, esclarece a empresa.

Ainda segundo o portal, “antes das eleições, no entanto, a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando. No entanto, eles não deveriam ser exibidos publicamente, o que, infelizmente, ocorreu. O GLOBO pede desculpas pelo erro”, justifica.

O infográfico também simulou testes nos resultados para governador: “O mesmo ocorreu com correligionários do presidente, como Onyx Lorenzoni (PL), que apareceu à frente de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul, e Marcos Rogério (PL), à frente de Marcos Rocha (União) em Rondônia”.

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Elon Musk anuncia, definitivamente, compra do Twitter

Elon Musk anunciou, nesta quinta-feira (27), a compra do Twitter pelo preço original de US$ 44 bilhões. Em um post na rede social, o bilionário declarou aos investidores acreditar que a aquisição é “importante para o futuro da civilização”. “A razão pela qual eu adquiri o Twitter é porque eu […]