Subiu: Ipea revê para cima projeção da inflação em 2023

direitaonline
Dinheiro



O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) reviu para cima a expectativa de inflação para 2023. Na nova projeção do instituto, divulgada nesta terça-feira (28), no Rio de Janeiro, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegaria a 5,6% em 2023, ante projeção de 4,9% feita em dezembro. Ou seja, uma alta de 14% na expectativa da inflação.

A revisão do IPCA ocorreu por causa do “desempenho menos favorável dos preços administrados e dos serviços, especialmente os relativos à educação”, segundo o Ipea.

A projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) passou de 4,9% para 5,5%, o que significa um aumento de 12% na tendência da alta dos preços este ano.

“A expectativa é que 2023 reflita o que foi observado no primeiro bimestre de 2023, com contínua desaceleração dos preços dos bens e serviços livres, aliada a uma alta mais intensa dos preços administrados”, informou o Ipea.

Impactos
Segundo o instituto, também devem impactar a inflação deste ano a volta da cobrança dos impostos sobre os combustíveis anunciada por Haddad, além do o reajuste acima do esperado para os planos de saúde no primeiro bimestre. Dessa forma, o Ipea reviu a projeção de inflação dos bens e serviços monitorados para 8,2%, ante os 5,6% previstos em dezembro. Nesse caso, a alta é de 46% entre um dado e outro.

Para os serviços livres, o instituto destaca a influência do reajuste das mensalidades escolares acima da estimada, que elevou a expectativa de inflação para os serviços educacionais de 5,7% para 8,5% em 2023. Com isso, a previsão para os serviços totais subiu de 5,4% para 6%.

Alimentos
De acordo com o Ipea, houve “bom comportamento” na variação de preço dos alimentos no primeiro bimestre, o que serviu de contraponto a outros segmentos analisados. Assim, a inflação dos alimentos esperada para o ano caiu de 5,2% para 4,5%. E veja também: Estado do RJ é condenado em R$ 450 mil por morte de PM em ação. Clique AQUI para ver.


Fonte e foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Folha de SP: “Partidos de centro reclamam de espaço em ministérios e já indicam menos votos a Lula”

Integrantes das cúpulas de MDB, PSD e União Brasil dizem que Lula (PT) conta com apoio de somente dois terços dos votos dessas bancadas na Câmara, mesmo tendo liberado cargos e ministérios aos partidos em troca de apoio. As informações são do jornal Folha de São Pulo, divulgadas nessa terça-feira […]