Um incêndio que teve início no domingo (18/8) continua a se espalhar pela vegetação da Serra do Cipó, na altura de Santana do Riacho, Região Central de Minas Gerais. Como medida preventiva, o Parque Nacional da Serra do Cipó foi fechado nesta segunda-feira (19/8) para proteger visitantes e permitir a mobilização total das equipes de combate ao fogo.
Desde o começo da ocorrência, brigadistas identificaram mais de 10 focos de incêndio ativos. Com o agravamento da situação, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) redirecionou as equipes do parque para enfrentar as chamas, resultando no fechamento temporário da área para o público.
No momento, 16 brigadistas da Brigada Cipó, uma organização sem fins lucrativos que atua de forma voluntária na região, e do ICMBio estão empenhados na luta contra o incêndio. O Corpo de Bombeiros foi chamado para apoiar as operações na madrugada desta segunda-feira (19/8), por volta das 5h.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, os brigadistas fazem um apelo por ajuda, solicitando o envio de aeronaves para auxiliar no combate ao fogo, já que a área afetada é de difícil acesso. “Com pouquíssimos recursos e apoio, os brigadistas da Serra do Cipó seguem lutando como dá”, afirma a publicação.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas a Brigada Cipó suspeita que todos os focos tenham origem criminosa, atribuídos a ações humanas. Veja mais abaixo! E mais: Orçamento 2025: ministérios ameaçam cortar serviços a aposentados, água e internet. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Jornal Estado de Minas)