Imprensa internacional destaca crise histórica de dengue no Brasil

direitaonline



A dengue virou assunto na imprensa americana e europeia durante a crise sem precedentes que atinge o Brasil. O número de casos da doença em 2024 no país é recorde na série histórica oficial —e o total registrado (casos prováveis e confirmados) se aproxima dos 2 milhões em meados de março, segundo o Ministério da Saúde. Os mortos já são 656 confirmados e 1.025 em observação.

As reportagens em veículos estrangeiros discutem, principalmente, o avanço recorde de casos dengue no Brasil e em outros lugares significa para a saúde global nos próximos anos.

O ‘New York Times’ fala em “prenúncio de uma crise de saúde para as Américas” e o Washington Post, que chama a crise de dengue no Brasil de “impressionante”, diz que é “um alerta para o mundo”. Ao destacar a “emergência de dengue no Brasil”, a reportagem do jornal americano publicada em fevereiro diz que a crise é prenúncio de “uma crise de saúde para as Américas”. Clique AQUI para ver.

A matéria deste mês do Washington Post diz que “o aprofundamento da crise de saúde pública, segundo os epidemiologistas, serve de alerta para o mundo”.

A reportagem diz que “a luta contra a doença entrou numa nova fase imprevisível e perigosa” e destaca que a dengue está, ao mesmo tempo, chegando a lugares onde nunca esteve e, onde está presente há muito tempo, o número de casos sobe a níveis inéditos. Atribuindo a opinião a epidemiologistas, a reportagem diz que a atual crise “provavelmente é apenas o começo”.

“Nos próximos anos, com as mudanças climáticas impulsionando o alcance do mosquito Aedes aegypti, a doença poderá se tornar cada vez mais prevalente, até mesmo endêmica, em grande parte do sul da Europa e no sul dos Estados Unidos.” Clique AQUI para ver.

O jornal britânico The Telegraph publicou na segunda-feira (18) uma matéria sobre o surto de dengue sem precedentes que surgiu no Brasil: “Hospitais e médicos estão no limite depois que mais de 1,5 milhão de pessoas contraíram o vírus neste ano”, escreveu o jornal, alertando que “o país luta contra uma epidemia que está esgotando os recursos e se espalhando muito além das áreas tradicionalmente afetadas”.

“Os pacientes de lugares como Brasília estão sofrendo, esperam seis horas para serem atendidos na capital do país e ainda nem chegamos ao pico da doença”, destaca a reportagem. Clique AQUI para ver.

A reportagem do portal americano ‘Vox’ sobre o tema – principal destaque do portal em 14 de março —diz que a velocidade “sem precedentes” do avanço da dengue no mundo é um “exemplo preocupante de como as mudanças climáticas e as tendências demográficas do século 21 podem rapidamente transformar um problema de saúde pública numa assustadora crise de saúde global”. Clique AQUI para ver.

No alemão Der Spiegel, ganhou destaque o uso de uma bactéria, chamada Wolbachia, inserida em Aedes aegypti criados em laboratório, que são soltos na natureza para que se reproduzam e passem para frente a bactéria – que bloqueia a transmissão de doenças. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução publicação; Fontes: Antagonista; Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

"Não há justificativa razoável"

O senador Sérgio Moro (União-PR), em pronunciamento no Plenário na terça-feira (19), destacou audiência realizada mais cedo naquele dia na Comissão de Segurança Pública (CSP). Na reunião, foi ouvido o diretor de Polícia Administrativa da Polícia Federal (PF), Rodrigo de Melo Teixeira, sobre o caso da retenção do cidadão português […]