A tradicional Igreja São João Batista do Quadrado, localizada em Trancoso, distrito turístico de Porto Seguro (BA), foi invadida e depredada na manhã da última quarta-feira (30).
Um homem de 25 anos entrou no templo, destruiu móveis e objetos sacros, e fugiu em seguida. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi encontrado pouco depois com familiares, apresentando comportamento agitado e discurso incoerente, sendo levado sob custódia para atendimento médico. Ele segue internado sob escolta da Polícia Militar.
A Delegacia Territorial de Porto Seguro trata o caso como dano qualificado ao patrimônio. Imagens gravadas no interior da igreja mostram estragos em imagens religiosas e móveis. Apesar do ato de vandalismo, a Paróquia de Trancoso informou que nenhuma das imagens tombadas e históricas foi danificada. Um vídeo mostra o estado do local após o ato.
Em nota, a Diocese de Eunápolis — responsável pela igreja — lamentou o episódio, informando que houve profanação do Santíssimo Sacramento, considerado um dos elementos mais sagrados da fé católica.
“Este ato gravíssimo, que fere profundamente nossa fé e reverência à Presença Real de Jesus na Eucaristia, nos entristece ainda mais por acontecer poucos dias após a grande celebração do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil”, destacou o comunicado.
Para reparar o ato de profanação, será realizada uma missa de desagravo nesta sexta-feira (2), às 19h. A celebração é um rito de reparação por ofensas cometidas contra símbolos ou elementos sagrados da Igreja Católica.
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), também se manifestou com veemência. “Não mediremos esforços para garantir que o patrimônio histórico e cultural de Trancoso seja preservado”, disse em nota.
O gestor classificou o ocorrido como um atentado à identidade do povo brasileiro. “As relíquias destruídas fazem parte da alma de nosso povo e da identidade de nosso País”, afirmou, prometendo buscar a reparação dos danos e punição ao responsável.
Fundada no século 17 pelos jesuítas, a Igreja São João Batista do Quadrado é um dos principais símbolos históricos de Trancoso.
Seu acervo conta com imagens sacras originais de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André, além de elementos arquitetônicos raros, como pias batismais e um púlpito esculpidos em lioz rosa — uma variedade de granito de origem portuguesa. E mais: Datena pode deixar SBT e seguir para a RedeTV!. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: Folha de SP)