No sábado (16), uma moradora do Lago Norte colaborou com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para deter um golpista. A mulher recebeu uma ligação de alguém se passando por funcionário do Banco do Brasil, alegando compras indevidas em seu cartão de crédito e solicitando os cartões para uma suposta “perícia no banco”. Desconfiada, a moradora armou uma emboscada contra o criminoso e acionou a polícia.
Agentes da polícia se posicionaram dentro da residência da mulher, fazendo-se passar por seus filhos, e prenderam o golpista quando ele interfonou na casa.
Segundo o delegado chefe da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), Erick Sallum, o homem faz parte de uma quadrilha baseada em São Paulo, especializada no golpe da falsa central de segurança do banco, aplicado no Distrito Federal.
As investigações da 9ª DP indicam que o golpista pode ter feito outras vítimas na região. A análise dos extratos das máquinas revelou que outras pessoas entregaram seus cartões. Os criminosos, ao obterem os cartões, realizam saques e ultrapassam os limites das vítimas em nome de laranjas.
“É frequente encontrarmos idosos, aposentados e pessoas em situação vulnerável enfrentando dívidas astronômicas, de 200 a 300 mil reais”, destaca Sallum, acrescentando que o próximo passo é investigar os líderes da quadrilha em São Paulo.
O golpista foi detido em flagrante e teve sua prisão convertida em preventiva durante audiência realizada ainda no sábado. Ele deverá responder por furto mediante fraude. Na residência onde o suspeito vivia, no Sudoeste, foram encontradas sete máquinas de cartão de crédito, celulares, crachás falsos de bancos e outros equipamentos utilizados no golpe.
A PCDF solicita que todas as vítimas desse golpe procurem a delegacia mais próxima para registrar ocorrência e ajudar na identificação do criminoso preso. Clique AQUI para ver, no Twitter, o momento da prisão. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Correio Braziliense)