O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou nesta segunda-feira (26) as recentes declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que sugeriu que o Congresso tem responsabilidade central nos atuais desafios fiscais enfrentados pelo país.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Motta afirmou que “o Executivo não pode gastar sem freio e depois passar o volante para o Congresso segurar”.
Ele ainda ressaltou que “o Estado não gera riqueza – consome. E quem paga essa conta é a sociedade”. Segundo ele, a Câmara tem colaborado com o país ao aprovar “bons projetos que chegam do Executivo”, e seguirá assim. No entanto, foi enfático ao dizer:
“Quem gasta mais do que arrecada não é vítima, é autor”. Para ele, “o Brasil não precisa de mais imposto. Precisa de menos desperdício. Vamos trabalhar sempre em harmonia e em defesa dos interesses do país”.
A resposta de Motta veio após entrevista concedida por Haddad ao jornal O Globo, publicada no domingo (25), na qual o ministro afirmou que o Brasil enfrenta um “déficit estrutural desde 2015” e que o sucesso na superação dessa situação “depende muito mais do Congresso”. Haddad chegou a dizer que o país vive atualmente um “quase parlamentarismo”, onde “quem dá a última palavra sobre tudo isso é o Congresso”.
O titular da Fazenda também fez menção à fragilidade dos vetos presidenciais nos dias atuais. “Um veto presidencial era uma coisa sagrada. Derrubar um veto do presidente da República era uma coisa que remotamente era pensada. Hoje é uma coisa: ‘Vamos derrubar?’ E derruba”, afirmou.
Nesta segunda, Haddad voltou a comentar o tema e declarou que “o equilíbrio orçamentário é papel de todos”, apontando que muitas despesas foram criadas sem a devida compensação financeira, o que teria aprofundado o rombo nas contas públicas. Ainda segundo o ministro, a equipe econômica está “honrando os compromissos da melhor maneira possível”. E mais: Ancelotti divulga primeira lista de convocados para a Seleção. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Câmara; Fonte: Poder360)
Bom dia e boa semana! Lembrando o que disse logo que assumi: o Estado não gera riqueza – consome. E quem paga essa conta é a sociedade. A Câmara tem sido parceira do Brasil ajudando a aprovar os bons projetos que chegam do Executivo e assim continuaremos. Mas quem gasta mais do…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) May 26, 2025