O homem que hostilizou o advogado de Lula, o criminalista Cristinao Zanin, no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi indiciado pela Policia Civil do Distrito Federal. De acordo com o processo que corre no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), Basseto Júnior é acusado de crimes contra a honra e injúria.
O fato aconteceu no começo do mês, no banheiro do aeroporto, quando Zanin foi abordado enquanto escovava os dentes. Basseto Júnior, que aparece gravando a cena com um celular, chama Zanin de “vagabundo”, “safado”, “bandido” e “corrupto”.
Ele também afirmou: “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. Tinha que tomar um pau de todo mundo que está andando na rua.” O advogado permaneceu calado.
No relatório apresentado ao TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), o delegado Paulo Renato Alvarenga Fayão apontou que três crimes foram cometidos durante a abordagem: ameaça, injúria e incitação ao crime, com penas de até 1 ano e 6 meses de detenção.
Em outra frente, a Polícia Federal apura se Basseto esteve presente os atos de 8 de janeiro. O rapaz mora em São Paulo e deverá esclarecer o que fazia no Distrito Federal no dia 11.
O que diz Bassetto Junior a Zanin
“Parece destino, né, cara? Pior advogado que possa existir na vida aqui ó, aqui ó. O bandido, ó. Ó, o corrupto aqui ó. Safado! Bem aqui na minha frente, é brincadeira? Não tá no aviãozinho do seu não o, safado? Hein, vagabundo? Hein, vagabundo? Olha aqui é, do meu ladinho aqui ó. Como pode, né, um cara se corromper tanto assim, ó. Ó que vagabundo aqui, ó. Hein, safado! Olha aqui pra câmera aqui. Dá um tchauzinho, ó, safado. Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. Olha! Ó aqui, ó, safado. Tem vergonha não? Tem vergonha pelo seu país, safado. Como que você anda na rua assim, ó? Olha pra cá, safado! Tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua. Safado!”
Fonte: O Globo; Estadão; UOL
Foto: reprodução vídeo