Na manhã dessa quarta-feira (01/05), um cidadão interrompeu o jornal RJ1, da Rede Globo carioca, para detonar o show da cantora Madonna. Enquanto o repórter Leandro Oliveira falava sobre os preparativos para o evento, o rapaz começou a reclamar a respeito dos gastos públicos da festa.
“A gente chegou aqui bem cedinho… Hoje é dia primeiro de maio, mas estou me sentindo no dia 31 de janeiro”, dizia o repórter quando foi interrompido. “Vão gastar R$20 milhões nesse show. Isso é um absurdo! Enquanto o povo tá passando fome e não tem saneamento no Brasil”, berrou o invasor, falando sobre o show que acontecerá na praia de Copacabana no próximo sábado (04/05).
“Essa pessoa está aqui falando o que ele pensa sobre o show, mas está atrapalhando um pouquinho o nosso trabalho… Hélter, daqui a pouco a gente volta para conversar”, disse o repórter, encerrando. Assista abaixo!
Repórter da Globo falava alegremente sobre o show da Madonna quando, de repente, alguém apareceu dizendo algumas verdades.
A reportagem foi interrompida na hora. pic.twitter.com/ftf3zCfi5k
— Rafael Fontana (@RafaelFontana) May 2, 2024
R$ 10 milhões
O show da cantora na Praia de Copacabana em 4 de maio será apoiado financeiramente pela prefeitura do Rio de Janeiro, conforme relatado na edição do Diário Oficial do Município. A Bonus Track Entretenimento Ltda, responsável pela organização do espetáculo, será a beneficiária do patrocínio de R$ 10 milhões.
O financiamento público levantou questões sobre o uso de recursos públicos para um evento realizado por uma entidade privada, uma vez que o show da renomada cantora faz parte das celebrações do centenário do Banco Itaú, do qual Madonna é embaixadora, juntamente com outras personalidades como Fernanda Montenegro, Ronaldo Fenômeno e Jorge Benjor.
Para justificar o substancial investimento na apresentação, a prefeitura divulgou um estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em colaboração com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). O documento defende os impactos econômicos diretos e indiretos de grandes eventos como esse.
“É importante destacar que grandes eventos ou shows, como o de Madonna no Rio, têm efeitos econômicos diretos sobre a economia local, além de impactos indiretos, como os culturais, políticos e de imagem, que podem ser substanciais”, menciona um trecho do comunicado.
De acordo com o estudo, baseado em dados do Réveillon, estima-se que o público presente no show seja de pelo menos um milhão de pessoas, sendo 85% provenientes do Rio e da Região Metropolitana, 12% turistas nacionais e 3% turistas estrangeiros.
Os números apresentados pela prefeitura sugerem um forte aumento na movimentação de passageiros nos aeroportos e rodoviárias, além de uma ocupação hoteleira quase completa em bairros como Copacabana, onde ocorrerá o evento.
O estudo também analisa os gastos médios dos diferentes perfis de público, indicando que o impacto total na economia do Rio, considerando os gastos dos espectadores, seria de aproximadamente R$ 293,4 milhões.