Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

direitaonline



O governo liderado por Lula (PT) deu início a uma licitação visando a construção de um novo heliponto para o Palácio do Planalto, com uma estrutura projetada não apenas para helicópteros, mas também para os chamados “carros voadores” e outras inovações em veículos aéreos. A matéria foi veiculada pela Folha de S.Paulo.

A despesa estimada para esse novo heliponto é de R$ 769 mil, que será destinada para substituir a estrutura já existente nos fundos do complexo. O aviso de abertura da licitação foi publicado nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União. Após o término do processo licitatório e a seleção da empresa contratada, as obras deverão ser finalizadas em até 180 dias.

O Palácio do Planalto atualmente possui um heliponto localizado nos fundos do complexo, próximo à via conhecida como N2. Segundo justificativa do governo, essa estrutura será “readequada” para acomodar veículos maiores e mais modernos, incluindo os chamados “carros voadores”, que já estão em produção em algumas partes do mundo.

Essa nova demanda foi descrita em um despacho do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que faz parte do estudo preliminar para a construção da nova estrutura.

No documento, assinado pelo coronel aviador Sandro Bernardon, coordenador-geral de Transporte Aéreo do GSI, é mencionado que a nova estrutura deverá ser capaz de suportar aeronaves de até 5 toneladas e com comprimento total de 15 metros, medida que vai da pá do rotor principal até a última estrutura do rotor da cauda.

O projeto inclui a construção de uma via de acesso pavimentada para interligar a área do heliponto ao acesso do palácio, substituindo o calçamento atual e parte do gramado por piso intertravado. O novo ponto de pouso terá uma área de concreto de 412 metros quadrados e será equipado com 15 luminárias de balizamento noturno.

Lula geralmente utiliza helicópteros em seus deslocamentos durante viagens oficiais pelo país ou para o exterior. Atualmente, essas aeronaves costumam buscá-lo no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, levando-o até a Base Aérea de Brasília, distante cerca de 20 km. E mais: Zanin autoriza inquérito contra deputado petista que deu tapa em colega. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Nunes Marques suspende reintegração de posse de área em Itaquaquecetuba (SP)

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ordem de reintegração de posse de uma área no Município de Itaquaquecetuba (SP) em favor da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Com a decisão, fica impedida, temporariamente, a retirada das famílias do local. O pedido é da […]