Um novo vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), desta vez denunciando o escândalo do INSS, causou alvoroço entre integrantes do Palácio do Planalto. A gravação seguiu o mesmo formato da anterior, sobre o PIX, e rapidamente se espalhou pelas redes. A apuração é da jornalsita Andreia Sadi, da Globo News. Assista mais ao fim da reportagem.
Em apenas 15 horas, a postagem ultrapassou 60 milhões de visualizações no Instagram e se aproximou dos 2 milhões no TikTok. O impacto foi tanto que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), compartilhou o conteúdo em seu perfil oficial na manhã desta quarta-feira (07).
Preocupado com a repercussão, o governo petista discute estratégias para responder à ofensiva. De acordo apuração da jornalsita, o Planalto estuda mobilizar a base na Câmara para rebater as informações em vídeo.
Com pouco mais de seis minutos, a produção reúne dados divulgados recentemente sobre o esquema envolvendo beneficiários do INSS. Nikolas afirma, em tom acusatório, que se trata do “maior escândalo de corrupção do país”.
Segundo uma fonte ouvida pelo blog, o governo reconhece o “alcance estrondoso” da postagem, mas entende que não pode deixar a ‘narrativa’ sem contestação.
A cautela tem como base a experiência anterior, quando Nikolas divulgou um vídeo criticando a política de rastreamento de transferências via PIX acima de R$ 5 mil. Aquela publicação ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações e serviu como munição política contra o Executivo.
Apuração de @andreiasadi: Planalto prepara reação e orienta aliados a rebater vídeo de Nikolas Ferreira sobre fraude no INSS.
➡ Assista ao #Estúdioi: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/VA3nvmrDIn
— GloboNews (@GloboNews) May 7, 2025