O Governo Lula, por meio do Ministério das Comunicações, lançou licitação para levar internet a praças públicas. A reportagem é do Estadão, nesta sexta-feira (3).
A licitação geral é voltada à renovação do serviço de internet para escolas, hoje prestado pela Telebras, e está em fase de consulta pública. Além de abrir pontos de conexão em 23 mil unidades de ensino, o governo Lula destinou um lote exclusivamente para abastecer praças com internet de graça.
Serão 5 mil pontos em diversas cidades pelo Brasil em que a internet pública e ‘gratuita’ deve ser instalada.
Os preços ainda não estão fechados, mas o lote pode custar pelo menos R$ 180 milhões por ano aos cofres públicos, segundo estimativa feita pela reportagem do Estadão. De acordo com o texto, o gasto mensal com cada ponto de acesso foi de cerca de R$ 3 mil.
A licitação prevê que as praças tenham no mínimo 60 megabits por segundo (mbps) para baixar dados (download) e de 10 mbps para transmitir as informações (upload).
Só o Musk tem
Segundo o Estadão, a velocidade exigida na licitação para as praças é alta e somente a a empresa de satélites Starlink, do empresário Elon Musk, oferece no Brasil.
Para efeitos de comparação, a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos pontua que os serviços de satélite oferecem, em geral, até 3 mbps de velocidade de upload e a partir de 12 mpbs para download, parâmetros considerados necessários para uma experiência boa para o usuário.
Para que outras empresas consigam atingir tais números, elas precisariam mudar as tecnologias e elevar custos de operação de forma que alegam ser inviável.
Em audiência na Câmara, o diretor do Departamento de Investimento e Inovação da pasta, Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo, afirmou que a licitação estava em fase de consulta pública para “mapear o mercado disponível”. E veja também: Presidente da Petrobras nomeia gerente demitido por corrupção. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander