Em nota, Governo Lula culpa Bolsonaro pelo ‘desaparecimento’ dos móveis encontrados

direitaonline



O governo Lula (PT) divulgou duas notas no intervalo de quatro horas para tentar explicar a situação dos móveis do Palácio da Alvorada que estavam desaparecidos e que Lula e Janja responsabilizaram Bolsonaro e Michelle pelo suposto desaparecimento.

Após dizer que tinha sumido, a Presidência da República encontrou todos os 261 bens do patrimônio —cujo sumiço havia sido alvo de queixas de Lula e da primeira-dama Janja após a transição do governo.

No começo da tarde desta quarta (20), após a publicação da notícia, a gestão petista falou em “descaso com onde estavam esses móveis, sendo necessário um esforço para localizá-los todos novamente”, mas sem citar Bolsonaro

No final da tarde, divulgou nova nota, desta vez culpando diretamente a gestão Bolsonaro por não ter encontrado os itens e dizendo que a compra de novos móveis pelo governo Lula foi “imprescindível”.

A ausência dos móveis também havia sido um dos motivos alegados pelo governo petista para o gasto de R$ 196,7 mil em móveis de luxo

O governo alegou que os móveis estavam desaparecidos e que o fato de terem sido encontrados não significava necessariamente que eles estavam em boas condições de uso.

Na segunda nota, publicada às 18h25, a Presidência da República buscou dar mais explicações. Disse que quem não sabia onde estavam os itens era a gestão anterior e que “parte deles abandonados em depósitos externos ao Palácio da Alvorada e sem efetivo controle patrimonial”. “Foi o governo atual que localizou esse patrimônio”, justificou.

O Planalto acrescentou ainda que os móveis comprados no início de 2023 “foram os imprescindíveis para recompor o ambiente do Palácio de acordo com seu projeto arquitetônico, e não são necessariamente de mesma natureza dos itens do relatório citado”.

As acuações sobre os móveis teve início nos primeiros dias de 2023, quando Lula reclamou de começar o seu governo vivendo em um hotel, sem poder se mudar para a residência oficial do Palácio da Alvorada. Reclamou do estado de conservação das residências oficiais do Alvorada e da Granja do Torto. Durante um café da manhã com jornalistas, o petista afirmou que Jair Bolsonaro eMichelle “levaram tudo”.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF determina que Governo elabore plano de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e Amazônia

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, determinou à União que apresente, em 90 dias, plano de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia, com monitoramento, metas e estatísticas. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (20), no julgamento das Arguições de Descumprimento de […]