Governo federal inaugura novo campus universitário em Itabuna, na Bahia

direitaonline


O governo federal, por meio do ministério da educação, inaugurou, na última sexta-feira (6), o Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna. O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 61 milhões.

O novo campus, que está localizado entre as cidades baianas de Itabuna e Ilhéus, atenderá cerca de 5 mil estudantes da região. Segundo o ministro da educação, Victor Godoy, a universidade tem potencial para receber 8 mil estudantes ainda este ano.

“Essa é uma obra que traz para a região esperança, um local que irá reunir toda a estrutura para estudantes, docentes e a rede acadêmica. Foi uma estrutura muito bem pensada, com a utilização de técnicas sustentáveis, com energia renovável, tratamento de esgoto, separação de água, mas principalmente com a capacidade de ampliação de cursos, de estudantes”, afirmou o ministro.

Durante a inauguração, Victor Godoy destacou as ações do Ministério da Educação (MEC) no desenvolvimento e fortalecimento da rede superior de ensino no país. “Somente em 2021, o MEC disponibilizou mais de 1,3 mil vagas de docentes para as nossas universidades; mais de 900 vagas de técnicos acadêmicos; ampliamos a assistência estudantil, que havia tido um decréscimo em 2019, recompondo esse valor para 2022, o que está em torno de mais de R$ 1 bilhão; e anunciamos também, este ano, mais 3 mil bolsas permanências para indígenas e quilombolas”, enfatizou.

Com uma área que abrange seis hectares, a nova unidade foi construída com diferentes tecnologias que promovem redução de gastos e reaproveitamento de recursos. Foram utilizadas técnicas de aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como a proteção das fachadas e cobertura da incidência solar de modo a reduzir a carga térmica da edificação.

O espaço vai atender os cursos de Primeiro Ciclo de Formação (Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares) em Ciências, Humanidades e Artes e os do Segundo Ciclo de formação profissional em duas áreas: Engenharias (Engenharia Ambiental da Sustentabilidade; Engenharia de Transportes; Engenharia Sanitária; Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia de Aquicultura) e Ciências Sociais (Políticas Públicas; Mídia e Tecnologia e Produção Cultural).

 

E veja também: Ex-combatente da 2ª Guerra recebe homenagem do Exército pelos 97 anos. Clique aqui para ver.


Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie

Fontes: MEC; Universidade Federal do Sul da Bahia |
Foto: Luis Fortes MEC
Gostou? Compartilhe!
Next Post

Produção Industrial Brasileira cresce na maioria dos estados analisados

A produção industrial cresceu em nove dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de fevereiro para março deste ano. A maior alta foi observada em São Paulo (8,4%), segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada hoje (10), no Rio de Janeiro. Outros […]