Governo calcula até R$ 279 milhões mensais à previdência com regulamentação dos aplicativos

direitaonline



O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta segunda-feira (4.mar.2024) que a regulamentação do trabalho dos motoristas de aplicativos como Uber e 99 resultará em um aporte financeiro adicional de pelo menos R$ 279 milhões para a Previdência Social.

A estimativa foi revelada após a assinatura do Projeto de Lei que propõe novas diretrizes para a categoria. O governo baseia-se em dados de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quando o Brasil contava com 778 mil pessoas exercendo o trabalho principal por meio de aplicativos de transporte de passageiros.

Inicialmente questionado por jornalistas sobre o impacto para o INSS, Marinho afirmou: ‘Não sei o impacto, mas é positivo’. Segundo o governo, 23% dos motoristas já contribuem com a Previdência. Marinho enfatizou que as novas regras garantirão aos motoristas ‘todos os direitos’ assegurados pelo INSS, mesmo que não seja por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ele destacou que a proposta foi elaborada considerando ‘o que ocorre nas economias internacionais’. Além disso, o ministro ressaltou que os trabalhadores tinham uma sensação de ‘liberdade falsa’ e que ‘estavam sendo escravizados com várias horas de trabalho’.

Marinho também apontou que havia na categoria ‘reclamação da exclusão do trabalhador’. ‘Não tinham com quem conversar. Conversavam com a máquina, e a máquina prejudicava suas vidas, colocando-os no fim da fila’, declarou. E mais: Ministro de Lula diz que Ifood e Mercado Livre têm “modelo altamente explorador”. Clique AQUI para ver. (Foto: Ministério do Trabalho; Fonte: Poder360)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

A denúncia de Ciro Gomes sobre o governo Lula: “pior que Mensalão e Petrolão juntos”

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) concedeu entrevista à CNN neste sábado (2), ocasião em que fez uma denúncia sobre o governo Lula, a qual chamou de “pior que o Mensalão e o Petrolão” juntos. Ao longo da entrevista, o ex-ministro aproveitou para criticar Lula em outras […]