O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, anunciou a criação de um Grupo Técnico (GT) para discutir a estruturação do cicloturismo e das trilhas de longo curso no país.
A notícia foi dada durante a 7ª reunião ordinária do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística, realizada na última quinta-feira (01). Além do futuro grupo, o encontro contou com a apresentação do Plano Diretor de Mobilidade e Conectividade Turística e do relatório final do GT de caravanismo (veja mais abaixo).
O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância de se realizar levantamentos, pesquisas e estudos com base na estruturação destes tipos de turismo no país. “O GT vem em um momento que os turistas estão buscando cada vez mais atividades ao ar livre, e estruturar isto é essencial para o desenvolvimento do Turismo Nacional. Vamos discutir e conversar para aprimorar estas atividades turísticas, pensando na geração de emprego e renda dos brasileiros”, pontuou.
O Grupo Técnico terá o objetivo de promover as trilhas de longo curso e os ativos turísticos com condições adequadas para o deslocamento dos turistas, melhorando a experiência dos visitantes.
Com duração de 180 dias a equipe, que contará com 5 servidores do Ministério do Turismo, se reunirá mensalmente, por videoconferência ou presencialmente, para discussão das pautas determinadas. O grupo poderá contar também com a participação de convidados, representantes de outros órgãos ou entidades.
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. Atualmente há diversos grupos espalhados por varias cidades do Brasil, que geralmente marcam eventos, passeios e viagens através de redes sociais combinando data, horário e apresentando todo o roteiro da viagem assim como as recomendações básicas para o cicloturismo ocorrer de forma segura e tranquila.
Em alguns países, principalmente a Holanda, são oferecidas ótimas condições para o desenvolvimento deste esporte ou atividade física. Além de existirem ciclovias, é facultado o transporte com ônibus adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, entre outras comodidades.
Um dos mais conhecidos roteiros de cicloturismo para quem está iniciando é o Circuito das Araucárias. A rota tem 287 quilômetros e passa pelos municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, em Santa Catarina. É um dos mais belos percursos brasileiros, de fácil deslocamento e com ótima infraestrutura.
Caravanismo
Como resultado de uma ação de sensibilização do Ministério do Turismo, em seis meses, o número de acampamentos turísticos registrados no Cadastur (cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo) cresceu 36%, passando de 465, em dezembro de 2021, para 632, no final de junho deste ano.
O caravanismo é ato de viajar e acampar em um veículo. Em crescente expansão no Brasil, a modalidade se baseia no deslocamento turístico de veículos de recreação, como trailers e motorhomes, classificado como um tipo de transporte rodoviário usado no setor do turismo.
Para se ter ideia do potencial de crescimento do segmento no país, de acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), o Brasil possui uma malha rodoviária federal com a extensão total de 79,5 mil km, dos quais 51,9 mil km são vias pavimentadas. Se consideradas também as rodovias estaduais, a malha rodoviária total do Brasil é composta por 120,7 mil km de extensão, sendo 64,00 mil km de rodovias pavimentadas.
Ligados ao caravanismo, os estacionamentos e acampamentos turísticos são essenciais para possibilitar a adesão de mais pessoas, considerando a necessidade de se estruturar pontos de apoio aos viajantes.
“Atento a esta tendência”, o Ministério do Turismo informa que tem atuado para estruturar e promover o segmento no país. O objetivo da pasta é a estruturação do caravanismo e campismo no país, identificando entraves para o desenvolvimento, além de apresentar para discussão temas como tributação, legislações, desenvolvimento econômico local, além do mapeamento de pontos turísticos que possuem áreas de apoio a estes viajantes.
As primeiras observações da pasta indetificou a necessidade de diferenciar os espaços ao longo de rodovias voltadas para os turistas, daquelas voltadas aos caminhoneiros, devido a aspectos legais e técnicos. Além disso, o relatório mapeou a conectividade, acolhimento, eficiência energética, facilidade de pagamentos, sustentabilidade, acessibilidade, se as vias permitem animais de estimação, valorização da cultura e da comunidade local.
O Brasil também pretende discutir com países vizinhos, como Chile, Paraguay e Argentina, sobre a necessidade de políticas públicas conjuntas entre os países para melhor desenvolver o caravanismo e também criar pontos de apoio aos viajantes comuns.
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