Briga milionária da Globo com autor tira trilha clássica da ‘Tela Quente’ do ar

direitaonline



A Globo surpreendeu ao retirar do ar a tradicional faixa de abertura da ‘Tela Quente’, sua sessão de filmes exibida todas as noites de segunda-feira. A trilha sonora, que acompanhava o programa desde 1988, foi substituída por uma música mais genérica, pouco lembrando a anterior. (assista ao fim da reportagem)

De acordo com reportagem do portal F5, da Folha de S.Paulo, a mudança foi motivada por uma ação judicial movida por um ex-funcionário da emissora.

Evaldo Santos, arranjador musical que trabalhou na Globo de 1988 a 2003, entrou com uma ação por direitos autorais contra a emissora há 20 anos, em 2004.

Ele defende ter sido o responsável pelo arranjo original da música de abertura da Tela Quente e exigiu reconhecimento e compensação pelos direitos autorais da obra.

A ação está em tramitação no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e foi encaminhada ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que ainda não emitiu uma decisão sobre o caso.

A Globo perdeu em todas as instâncias e argumentou que repassava os direitos da canção para o ex-funcionário por meio do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

Após tentativas de acordo entre a Globo e Evaldo Santos, decidiu-se que a melhor solução seria retirar a música do ar. A direção do canal acatou o pedido do departamento jurídico e substituiu a trilha por uma nova, criada pela própria emissora. Mesmo que um acordo seja alcançado no futuro, a trilha original não deve retornar às noites de segunda-feira na faixa de filmes.

Até o momento, nenhuma das partes se pronunciou oficialmente sobre a disputa judicial. E mais: Federais ampliam greve após proposta “ofensiva” do governo Lula. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: TV Pop; Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Brasil registra recorde de queimadas em 2024

O Brasil ultrapassou a marca de 17 mil focos de incêndio e superou o pior quadrimestre da história de queimadas registradas no país. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao governo federal e foram atualizados nesta terça-feira (30). Ao todo, foram registradas 17.064 queimadas de […]