O deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez sua estreia hoje (13) como presidente da Comissão de Educação da Câmara. E, de início, o parlamentar precisou responder a deputada Sâmia Bomfim, do PSOL, que fez provocação direta a Nikolas (veja mais adiante na reportagem).
Em sua fala de início, o presidente prometeu uma presidência dando voz a todos os parlamentares, independentemente de diferenças ideológicas e disse que até preferia estar nos debates, mas por opção do ‘PL’ assumiu a missão de comandar o colegiado educacional.
O deputado também teceu críticas à situação da educação brasileira e citou resultados vergonhosos no Pisa, lembrando que, mesmo com resultados tão insatisfatórios, o Brasil investe muito no setor. Para Nikolas, “gastamos muito e gastamos mal”. Assista a seguir!
Nossos trabalhos presidindo a Comissão de Educação tiveram início. Como prometido, será uma comissão bastante plural no sentido de debate de ideias e com audiências públicas para ter também a presença da sociedade civil. Seguimos! pic.twitter.com/54EPXdT2Jt
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 13, 2024
Logo em seguida, já houve bate-boca entre parlamentares. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) reagiu a um comentário de Marco Feliciano (PL-SP), que citou “resistência da casa a instalar uma CPI sobre a União Nacional dos Estudantes (UNE)”.
Nikolas disse que não poderia dar a palavra a Alice, já que ela não teria sido ofendida nominalmente. Ele afirmou que o pedido dela era feito com base em “conjecturas”, mas acabou cedendo ao pedido.
Em outro momento, Sâmia Bomfim (PSOL-SP) fez provocação direta a Nikolas e lamentou “que alguém que não tem envolvimento histórico com a pauta da educação assuma a Comissão”.
Em resposta, Nikolas afirmou que tem legitimidade e dispensou as considerações da parlamentar. “Se eu, que recebi 1 milhão e meio de votos, não posso para estar aqui….fica complicado? Quem me dá legitimidade é a população, deputada, não é a senhora. Estou na Câmara por uma eleição democrática e na Comissão pelas regras do regimento da Casa”, disparou. Assista a seguir! (o som da fala de Sâmia está baixo)
A Esquerda cansa, mas uma Sâmia cansa muito mais 🥱…
Nikolas Ferreira: foi o deputado do PL mais votado do País com 1,47 milhão de votos nas eleições do ano passado, foi eleito presidente da comissão da educação por capacidade e apoio .
Sâmia : deputada do PSOL foi reeleita… pic.twitter.com/6b0z5wva17
— Alexandre Padrão 🇧🇷 (@PadraoAlexandre) March 13, 2024
Por fim, a Comissão de Educação da Câmara aprovou um convite para que o ministro da Educação, Camilo Santana, explique ao colegiado os projetos da pasta para 2024. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo)