Após 51 dias em fuga, os dois detentos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram recapturados nesta quinta-feira, no Pará. A informação é do jornal O Globo hoje (4), no começo da tarde
Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 36, ambos naturais do Acre, foram capturados em uma ação conjunta das Polícias Federal e Rodoviária Federal.
A caçada pelos fugitivos teve início na manhã de quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, e se estendeu até hoje, quando foram localizados na cidade de Marabá (PA), a 1.600 quilômetros de distância de Mossoró.
Os fugitivos, envolvidos em guerras de facções criminosas relacionadas ao tráfico de drogas no Acre e associados ao Comando Vermelho, uma das principais quadrilhas do país, conseguiram escapar do presídio de segurança máxima por volta das 3h da madrugada. A fuga foi realizada escalando até o teto através de uma lâmpada e cortando uma cerca.
A operação para recapturá-los mobilizou equipes com cães, drones e helicópteros, além de reforços policiais nas fronteiras do estado e a Interpol. Desde que fugiram, foram encontradas pegadas e objetos que supostamente pertenciam à dupla, auxiliando na busca.
Durante o período em que estiveram foragidos, os fugitivos contaram com a ajuda de indivíduos externos à prisão. Cinco pessoas foram presas, incluindo o mecânico Ronaildo Fernandes, que teria recebido R$ 5 mil para auxiliar os fugitivos.
A Polícia Federal investiga se houve facilitação na fuga, incluindo a possibilidade de colaboração de pessoas envolvidas na obra realizada no presídio durante o período da fuga. (Foto: divulgação; Fonte: O Globo)