Folha de S. Paulo: “Lula viajou em jato de empresário que é delator e confessou caixa 2”

direitaonline



O empresário José Seripieri Filho, que deu carona em seu avião a Lula (PT) em viagem para o Egito, firmou acordo de delação com o Ministério Público em 2020 e confessou o crime eleitoral de caixa dois em um caso envolvendo o senador tucano José Serra (SP). As informações são do Jornal Folha de São Paulo, em seu portal de notícias, divulgadas nesta terça-feira (15). Seripieri foi fundador da Qualicorp e é dono da operadora QSaúde.

“Seripieri Filho ficou preso por três dias em julho de 2020 em decorrência da Operação Paralelo 23, que investigou pagamentos para a campanha de Serra ao Senado em 2014. Ele se tornou réu acusado de corrupção, lavagem e caixa dois na Justiça Eleitoral de São Paulo. O senador também responde ao processo. A investigação ocorreu no âmbito de um conjunto de inquéritos apelidado de “Lava Jato Eleitoral”, por envolver desdobramentos de delações enviados a esse braço do Judiciário”, diz a reportagem.

No fim de 2020, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, homologou acordo de colaboração de Seripieri firmado com a Procuradoria-Geral da República; o compromisso previa o pagamento de R$ 200 milhões pelo empresário como ressarcimento aos cofres públicos.

A viagem de Lula no jato do empresário foi revelada pela coluna Mônica Bergamo, da Folha. O petista viajou em uma aeronave Gulfstream, com capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao país africano.

Deputados federais conservadores manifestaram-se nas redes sociais criticando a viagem de Lula à COP27 em um jato do empresário José Seripieri Junior. O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) escreveu no Twitter que Seripieri Junior, o “Junior da Qualicorp”, foi preso por 4 dias em 2020, e que “nada mudou”. Já Paulo Eduardo Martins (PL-PR) afirmou que a viagem de Lula com o empresário “é pela saúde da democracia”. André Porciuncula (PL-BA), secretário-adjunto da Cultura, comentou na publicação de Martins relembrando tuíte de Ivan Valente (PSOL-SP) sobre o dono da QSaúde, em tom irônico. O psolista falava sobre a prisão de Seripieri Junior, afirmando que os empresários corrompiam o sistema político.

“E teve gente que não gostou da reportagem da Folha. “Vamos lá: digamos que, sim, Lula está indo pra COP22 como convidado no tal jato (até agora a imprensa não apresentou prova nem fonte disto ou de que o voo não foi fretado; só há afirmações peremptórias e ilações maldosas e nada mais). Qual o problema?”, escreveu o ex-deputado Jean Wyllis em suas redes sociais.

 

Já a equipe de transição parece ter ficado meio desconsertada com a pergunta do repórter da Globo. Assista abaixo!

E veja também: Barroso janta com advogado de Lula em restaurante de Nova York. Clique AQUI para ver.


Fonte: Folha de S. Paulo
Foto: Band

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ao menos 12 Estados registram manifestações contra eleição de Lula nesta terça (15)

No dia da Proclamação da República, nesta terça-feira (15), manifestantes protestam contra o resultado das eleições de 2022 e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em diversas regiões do país. Foram organizados atos em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Pará, Bahia, […]