E como em um passe de mágica, o “orçamento secreto” virou “emenda de relator” na imprensa brasileira. Prova disso é que o portal de notícias do jornal Folha de S. Paulo alterou o título da reportagem “Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto”, publicada em 8 de setembro de 2022, para “Saiba o que é e como funciona a emenda de relator” depois de alegar em seu perfil no Twitter nunca ter usado o termo “orçamento secreto” em suas publicações.
A “pequena” alteração foi percebida pelos portais O Antagonista e Poder360. alteração na reportagem consta como feita às 14h53 de 17 de outubro, antes do 2º turno das eleições. Contudo, a notificação da mudança só apareceu na publicação nessa sexta-feira (4).
De acordo com a análise, na publicação original, o termo “orçamento secreto” aparecia 25 vezes no corpo do texto. Com a revisão, passou para 7. Já “emenda de relator” foi de 3 para 15 citações.
Em julho, Lula (PT) criticou o “orçamento secreto” e comparou o instrumento com uma “raposa cuidando de um galinheiro”. “Não é o Congresso que administra o orçamento. O orçamento é administrado pelo governo”, disse o petista na ocasião.
Clique AQUI para ver a reportagem da Folha de São Paulo na versão anterior da publicação, ainda com o título “orçamento secreto”. E veja também: Ministro Barroso sai escoltado de restaurante em Santa Catarina após ser hostilizado. Clique AQUI para ver.