Mercado eleva previsão da inflação para 2024

direitaonline



Pela sexta semana consecutiva, analistas do mercado financeiro aumentaram a projeção da inflação oficial para 2024, de acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (26).

A expectativa é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre o ano em 4,25%, ligeiramente acima dos 4,23% projetados na semana anterior. Para 2025, a previsão também subiu, com estimativa de inflação em 3,93%.

Com essas revisões, a inflação projetada se aproxima do teto da meta de 4,5% para este ano, elevando a pressão sobre o Banco Central na definição da taxa Selic, que permanece projetada em 10,5% até o final do ano.

A alta nos preços é influenciada por fatores como o aumento do petróleo, a seca que pode encarecer a conta de luz e a valorização do dólar, previsto para fechar o ano a R$ 5,32.

Por outro lado, o mercado revisou para cima a previsão de crescimento do PIB, que agora deve avançar 2,43% em 2024, superando a projeção anterior de 2,19%. E mais: Lula diz que redes sociais “mostram o lado podre do ser humano”. Clique AQUI para ver. (Foto: Pixa Bay; Fonte: Veja)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ação no TSE pode impactar candidatura de Pablo Marçal

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reativou uma ação judicial que pode causar um abalo significativo na liderança do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e, por consequência, comprometer a candidatura de Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo. A ação, que estava parada há 20 dias […]