Um cachorro branco em Nevada, nos Estados Unidos, que provavelmente foi jogado no deserto quando filhote e deixado para morrer, foi resgatado depois de viver entre uma matilha de coiotes e liderar o grupo animal.
“Parece que ele pode ter sido colocado lá entre sete e oito meses e, de uma forma ou de outra, os coiotes simplesmente o aceitaram”, disse Susan McMullen, da Southern Nevada Trapping Team, à emissora Fox News.
O cachorro, batizado de Ghost (fantasma, em português), foi noticiado pela primeira vez nas redes sociais em julho do ano passado, quando um morador da região o avistou. Nos meses seguintes, sempre que os residentes se aproximassem do Ghost, ele desapareceria, de acordo com a Fox.
Entretanto, relatos de outros moradores da região alegaram terem visto o cachorro mancando nos últimos dias, o que levou as autoridades locais a capturá-lo.
“Na verdade, ele estava apenas correndo com eles e comendo com eles, mas então começou a mancar, e tínhamos medo de que os coiotes pudessem se virar contra ele”, disse um representante da missão de resgate de Ghost.
A equipe de captura recebeu dicas sobre seu paradeiro de vizinhos na área de Henderson, que fica a cerca de 15 milhas a sudeste de Las Vegas , e passou dias tentando resgatar o filhote branco.
Depois de muita procura, os socorristas finalmente conseguiram atrair Ghost para uma caixa com comida. “Quando ele entrou naquela caixa … Ele apenas se sentou. Acho que também ficou aliviado”, disse a autoridade americana.
Desde então, Ghost adotou a afeição humana, apesar de sua vida anterior vivendo na selva. “Ele é o cachorro mais doce e amoroso… ele vem até você, quer ser acariciado, quer ser abraçado”, disse. Seus salvadores esperam encontrar um lar amoroso para ele. “Será o melhor cachorro porque os animais resgatados são aqueles mais gratos.”.
Ele precisou de atendimento médico depois de viver com os coiotes , e apresentou cortes no rosto e no corpo devido às lutas com os animais. Ele também tem uma infecção no ouvido, um dedo do pé quebrado que precisa ser amputado, uma infecção no olho e um procedimento para remover o testículo.
“Ele tem algumas pedras na barriga porque provavelmente estava com fome e comeu algumas pedras, então vamos apenas observá-las e esperamos que passem para que não tenhamos que fazer outra cirurgia”, informou a equipe.
A equipe de resgate, enquanto isso, está preparando o Ghost para sua eventual adoção, trabalhando para treiná-lo com a caixa e a coleira e observou que ele tem problemas para dormir à noite e passear.