Felipe Massa campeão de F-1? Piloto brasileiro vai à Justiça pelo título de 2008

direitaonline



Nesta segunda-feira (11), os advogados de Felipe Massa moveram um processo na corte britânica contra a Federação Internacional de Automobilismo, a Fórmula 1 e Bernie Ecclestone, ex-detentor dos direitos comerciais da categoria, como informado pela jornalista Julianne Cerasoli em seu blog ‘Pole Position’, no UOL.

A ação de Massa visa demonstrar que a categoria não seguiu os procedimentos adequados para investigar a manipulação do GP de Singapura de 2008 e busca uma indenização que pode chegar a quase R$ 1 bilhão.

Inicialmente, os advogados de Massa tentaram resolver o assunto de forma amigável com as partes envolvidas, mas não obtiveram resposta. Com o esgotamento dos prazos, decidiram então entrar com o processo na corte de Londres, onde a Fórmula 1 está sediada. Normalmente, casos desse tipo são julgados em até um ano.

Massa almeja, primeiramente, que a FIA confirme que não seguiu os procedimentos estabelecidos no regulamento para investigar a manipulação do GP de Singapura e que, caso tivesse seguido esses procedimentos, ele teria conquistado o campeonato naquele ano.

A indenização pretendida diz respeito a tudo que Massa teria ganhado caso tivesse sido considerado campeão em 2008, incluindo patrocínios e premiações. Além disso, ele destaca o impacto que o título teria tido para o Brasil na Fórmula 1, abrindo portas para mais brasileiros no esporte e influenciando a formação de novos pilotos.

O caso ganhou relevância mais de 15 anos depois devido a declarações de dirigentes que afirmaram ter conhecimento da manipulação do GP de Singapura antes do término do campeonato de 2008.

Um ano após o evento, foi comprovado que Nelsinho Piquet bateu de propósito para provocar um Safety Car e beneficiar seu companheiro Fernando Alonso, que venceu a corrida. Apesar da comprovação, o resultado foi mantido.

Figuras-chave nessa história, como Max Mosley, então presidente da FIA, e Charlie Whiting, então diretor de provas, já faleceram. Ecclestone, um dos réus, está com 93 anos.

O caso foi reacendido por uma declaração de Ecclestone, que afirmou ter conhecimento da manipulação antes do término do campeonato de 2008, mas depois voltou atrás. Além disso, há uma gravação de Whiting afirmando que Nelson Piquet, pai de Nelsinho, havia revelado a trama durante o GP do Brasil, última etapa da temporada. Até o momento, Piquet não indicou intenção de depor no processo. Na entrevista abaixo, Massa deu mais explicações sobre aquele caso. (Foto: reprodução redes sociais)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Brasil se aproxima de 400 mortes por dengue; Estados decretam emergência

O Brasil já registrou 391 mortes por dengue de janeiro até esta segunda-feira (11), conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, os casos prováveis da doença chegaram a 1.538.183 e há 854 mortes e investigação. Entre os casos prováveis, 55,5% […]