FAB reconstitui em animação como foi queda de avião da VoePass

direitaonline



A FAB (Força Aérea Brasileira) disponibilizou uma animação da queda do avião da Voepass com base na investigação inicial. A aeronave caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e vitimou 62 pessoas (58 passageiros e 4 tripulantes) em 9 de agosto. Clique AQUI para assistir.

A animação é baseada em parâmetros do gravador de dados de voo. Foi feita pelo Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo).

Decolagem e início do voo
A aeronave ATR 72-500, operada pela Voepass, decolou de Cascavel, no Paraná, às 11h58. O voo seguia normalmente, e uma hora depois, às 13h18, a tripulação informou ao comando aéreo de São Paulo que estavam prontos para iniciar o procedimento de descida.

Manutenção da altitude
No entanto, às 13h19, o controle aéreo solicitou que a aeronave mantivesse a altitude de 17 mil pés, devido ao tráfego de outro avião logo abaixo. A autorização para descer foi dada um minuto depois, às 13h20, com a tripulação seguindo as orientações.

Perda de controle e formação de gelo
Apesar de estar em meio a severas condições de formação de gelo e turbulência, não houve nenhuma declaração de emergência por parte da tripulação. Às 13h21, ocorreu uma perda de controle da aeronave, que começou a descer de forma anormal. Momentos antes, a luz de alerta do detector de gelo havia sido acionada, e o sistema de degelo das asas foi ativado.

Alarme de queda de velocidade e “stall”
Na sequência, houve alertas de queda de velocidade, acompanhados por sinais visuais e sonoros na cabine. O sistema de degelo foi desligado e depois reativado. Um alarme de “stall” (perda de sustentação) disparou, seguido por uma inclinação brusca para a esquerda, fora do controle dos pilotos, conforme indica a análise do Cenipa.

Movimentos finais e queda
A aeronave fez uma nova inclinação abrupta para a direita, com o nariz voltado para baixo. Após recuperar temporariamente a posição horizontal, o avião entrou em um giro para a esquerda, completando cinco voltas no próprio eixo, o que é conhecido como “parafuso chato”. Essa sequência culminou na queda fatal que tirou a vida de 62 pessoas em Vinhedo, no interior de São Paulo. Clique AQUI para assistir. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Folha de SP; Poder360)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deolane obtém habeas corpus e deixará prisão

Na manhã desta segunda-feira (9), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) acatou os pedidos da defesa e concedeu habeas corpus à influenciadora digital Deolane Bezerra. A decisão determina que ela deverá cumprir prisão domiciliar, com uso obrigatório de tornozeleira eletrônica. Além de Deolane, Maria Eduarda Filizola, esposa de Darwin […]