A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que fará o transporte de 158 migrantes deportados dos Estados Unidos, atualmente em Manaus (AM), devido a um problema técnico no avião americano que os levaria a Belo Horizonte (MG). Entre os deportados, 88 são brasileiros.
De acordo com a FAB, “uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, foi engajada, por solicitação do Governo Federal, para prestar apoio aéreo aos deportados”.
O avião partirá de Brasília às 13h, chegando a Manaus às 15h30 (14h30 no horário local). Profissionais de saúde acompanharão os migrantes no trajeto até Belo Horizonte.
O voo com os deportados decolou na sexta-feira (24.jan.2025) da cidade de Alexandria, na Virgínia, e pousou em Manaus para reabastecimento.
Contudo, um problema técnico impediu a continuação da viagem. A Polícia Federal informou que está prestando suporte aos deportados, mas não detalhou as condições dos migrantes ou as nacionalidades dos 70 não brasileiros.
Esse é o primeiro voo de deportação no governo de Donald Trump, seguindo um acordo firmado com os Estados Unidos em 2017, durante a gestão de Michel Temer. O acordo visa facilitar o retorno de imigrantes processados por entrada irregular no território norte-americano e sem direito a recurso.
Na última quinta-feira (23), o governo Trump divulgou a detenção de 538 imigrantes em situação irregular desde o início do mandato, em 20 de janeiro. Segundo a Casa Branca, “os presos eram criminosos”, embora não tenha ficado claro se todos tinham condenações ou apenas acusações.
O Congresso americano aprovou recentemente uma lei que autoriza a prisão e deportação automática de imigrantes irregulares acusados de crimes como furto, roubo, latrocínio e homicídio. A medida foi sancionada após votação na Câmara dos Representantes, com 263 votos a favor e 156 contrários. E mais: Vídeo flagra momento exato em que avião é atingido por raio durante tempestade em Guarulhos (SP). Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)