Executivos envolvidos com mina em Maceió integram ‘Conselhão’ de Lula

direitaonline



Dois executivos vinculados direta ou indiretamente à crise em Maceió (AL) foram identificados como membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como “Conselhão”, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Entre esses membros estão Roberto Bischoff, diretor-presidente da petroquímica Braskem, e Claudio Medeiros, diretor de Relações Institucionais do grupo Novonor, acionista majoritário da Braskem. A Novonor é o novo nome da ‘Organização Odebrecht’, empreiteira envolvida nos casos da Lava Jato.

A Braskem e sua controladora, Novonor, encontram-se no epicentro da crise em Alagoas, relacionada ao iminente colapso de uma mina de sal-gema que ameaça parte dos bairros da capital alagoana.

A gravidade da situação levou até o senador Renan Calheiros (MDB-AL) a solicitar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações da petroquímica.

O Conselhão de Lula, composto por 246 membros, abrangendo empresários, ativistas, artistas e influenciadores, teve apenas uma reunião desde sua recriação em 4 de maio, com a segunda marcada para 12 de dezembro.

O colegiado é liderado pelo próprio Lula, com Geraldo Alckmin como vice-presidente e Alexandre Padilha como ministro de Relações Institucionais.

Criado em 2003 pela primeira vez, o Conselhão petista sempre teve grande importância para o governo Lula ao levar demandas e propor políticas que guiavam a gestão petista.

Programas como o ‘Minha Casa, Minha Vida’ e o ‘Programa de Aceleração do Crescimento’ (PAC) foram gestados nesse formato. Foi extinto em 2019, no governo Bolsonaro, e retomado no começo deste ano. São 245 integrantes, sendo 147 homens e 98 mulheres.

Entre os nomes mais conhecidos do grande público estão Ana Luiza Trajano (Magazine Luiza), Abílio Diniz, Bela Gil (apresentadora), Felipe Neto (youtuber e influenciador), entre outros. Clique AQUI para ver a lista completa.

E veja também: Israel explode prédio do ‘Supremo Tribunal’ em Hamas: “em memória dos assassinados”. Clique AQUI para assistir.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Metrópoles
Foto: Palácio do Planalto

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Humorista Gil Brother Away, ex-MTV, morre aos 66 anos; Bolsonaro lamenta

O icônico humorista Jaime Gil da Costa, mais conhecido como Gil Brother Away, faleceu aos 66 anos no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada por seu sobrinho, William Passos, que informou que o humorista enfrentava cânceres de próstata e bexiga, resultantes de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido seis […]