Cidades ligadas por ponte que desabou não tiveram emendas destinadas para manutenção da estrutura

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Desde 2022, os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), conectados pela ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, receberam R$ 35,6 milhões em emendas parlamentares. Apesar dos recursos, nenhum valor foi destinado à manutenção da estrutura, que desabou no último dia 22, deixando 17 mortos e uma pessoa ferida.

De acordo com uma apuração do jornal ‘O Estado de São Paulo’, os recursos das emendas foram direcionados para diversos fins, como a construção de um abatedouro e a realização de shows, mas não para a ponte, que há tempos precisava de manutenção.



Um relatório do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), realizado em 2020, já apontava problemas graves na estrutura. Em nota ao veículo, o órgão afirmou ter investido R$ 37,6 milhões neste ano na manutenção de rodovias federais próximas à região, mas confirmou que não houve destinação de recursos parlamentares para intervenções na ponte.

Do total recebido pelas duas cidades, Estreito, a maior delas, ficou com R$ 29,8 milhões, enquanto Aguiarnópolis obteve R$ 5,8 milhões. A maior parcela das emendas, cerca de R$ 26,1 milhões (74%), foi destinada à saúde. Outros R$ 5,3 milhões foram repassados às prefeituras através das chamadas emendas Pix, ou transferências especiais, que podem ser utilizadas sem obrigatoriedade de prestação detalhada de contas. (veja gráfico ao fim da reportagem)



Segundo registros do Portal da Transparência, parte das emendas Pix foi usada para financiar ao menos 11 shows em Aguiarnópolis, cidade com pouco mais de 4,5 mil habitantes. Apenas para a celebração dos 30 anos do município, comemorada em maio deste ano, foram gastos R$ 753 mil em cachês.

Estreito, com 34 mil moradores, também recebeu diversas emendas nos últimos anos, mas nenhuma foi destinada à recuperação da ponte Juscelino Kubitschek, que possui 533 metros e foi inaugurada em 1958. A última manutenção significativa ocorreu entre 1998 e 2000, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).



O Ministério dos Transportes e o Dnit estimam que a reconstrução da ponte, que foi um marco de engenharia em sua época, deve custar entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões, com previsão de conclusão em até um ano. Clique AQUI para ver na íntegra. (Foto: EBC; Fonte: Estadão)



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