A Pré-sal Petróleo S/A (PPSA) se prepara para realizar, a partir de 2025, um concurso público destinado ao preenchimento de 100 vagas de nível superior, além da formação de cadastro reserva. O edital com as informações detalhadas será divulgado até o final deste ano, com o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) responsável pela organização do certame.
As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, cada um com diferentes áreas de atuação. Os selecionados trabalharão na sede da PPSA, localizada no Rio de Janeiro.
As provas estão previstas para o primeiro semestre de 2025 e serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Todos os candidatos passarão por avaliações discursivas, sendo que as vagas de advogado e especialista em petróleo e gás incluirão uma prova específica adicional.
Atualmente, a PPSA tem 63 funcionários que que cuidam de contratos de partilha, acordos de individualização e cargas da União.
“Os próximos dez anos são de crescimento, tanto na gestão quanto principalmente na comercialização das parcelas de petróleo e gás natural. Sem aumento de pessoal não iríamos conseguir continuar representando tão bem a União”, declarou Tabita Loureiro, presidente interina da PPSA. Veja abaixo mais informações:
1.Quando o edital será lançado? Até o final do ano.
2. Quantas vagas estão sendo ofertadas no concurso? Serão oferecidas 100 vagas, além da formação de um cadastro de reserva.
3. Quais são os cargos disponíveis? As vagas são para os cargos de Advogado, Analista de Gestão Corporativa, Analista de Tecnologia da Informação e Especialista em Petróleo e Gás. Os cargos são subdivididos por área de formação.
4. Onde estão localizados os postos de trabalho? Todas as vagas serão preenchidas no escritório da PPSA, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
5. Há limite de idade para participar? O limite imposto para contratação pública é de 75 anos. Confira no edital os requisitos para a vaga pretendida.
6. Quais são as etapas do concurso? Provas Objetivas para todos os cargos, Provas Discursivas para os cargos de Advogado e Especialista em Petróleo e Gás, Avaliação de Heteroidentificação e Avaliação Biopsicossocial.
7. Até quando vão as inscrições e onde posso me inscrever? As inscrições ainda não estão abertas. Fique atento aos nossos canais oficiais. O candidato poderá ser inscrever até o prazo máximo previsto tendo um dia útil a mais para o pagamento da taxa de inscrição.
8. Onde as provas serão aplicadas? As provas serão realizadas no Rio de Janeiro/RJ, em São Paulo/SP e em Salvador/BA. Os locais serão anunciados posteriormente.
9. O concurso vagas com cotas? Sim. 5% das vagas serão reservadas para PCDs e 20% serão reservadas para negros (pretos ou pardos). Art. 1º Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por
cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, na forma desta Lei Federal 12.990/2014. Art. 2º Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
10. Quando será realizada a admissão na empresa? A data ainda será definida, podendo ocorrer entre o segundo semestre de 2025 e o primeiro semestre de 2026.
11. Qual o valor da taxa de inscrição? O valor varia entre R$ 100,00 (para os cargos de Analista de Gestão Corporativa, Analista de Tecnologia da Informação) e R$ 150,00 (para os cargos de Advogado e Especialista em Petróleo e Gás).
12. Haverá isenção de pagamento da taxa de inscrição? Sim. As regras estarão descritas no edital. O candidato poderá requerer a isenção da taxa se for inscrito no CADÚnico ou for doador de medula óssea inscrito no REDOME.
13. O que fazer em caso de dúvidas ou problemas na inscrição? Entre em contato pelo e-mail atendimento@idcap.org.br ou pelo telefone 27-3111-2211.
Sobre a PPSA
A Pré-Sal Petróleo (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA)) é uma empresa pública, criada oficialmente em 1 de agosto de 2013 pelo Decreto nº 8.063/2013 para gerenciar as negociações, a exploração e a produção de petróleo e gás no Polígono do Pré-Sal e as áreas consideradas estratégicas.
Segundo a lei que a criou, a PPSA tem por objetoː
• gestão dos contratos de partilha de produção, celebrados pelo Ministério de Minas e Energia;
• gestão dos contratos para a comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos da União;
• representação da União nos acordos de individualização da produção que envolvam áreas não contratadas
Ainda conforme a lei, a PPSA não é responsável pela execução, direta ou indireta, das atividades de exploração, desenvolvimento, produção e comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos. (Foto: reprodução site oficial; Fontes: IstoÉ; Poder360)