Uma reportagem do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, revela que os estados brasileiros com o maior número de eleitores de direita são Rondônia, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, anteriormente conhecida como Ipri, agora controlada pela FSB, em parceria com o DataSenado.
A nível nacional, 29% dos brasileiros se identificam como de direita. Em Rondônia, o estado mais conservador, esse número chega a 41%. Logo depois aparecem Santa Catarina, com 37%, seguida de Paraná e Mato Grosso, ambos com 36%.
Por outro lado, os estados com a maior concentração de eleitores de esquerda são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, 18% da população se declara de esquerda, enquanto no Ceará esse número atinge 17%. Na média nacional, apenas 15% dos brasileiros assumem uma postura alinhada à esquerda.
Além disso, o estudo aponta que os centristas, que não se alinham claramente com a esquerda ou a direita, representam apenas 11% dos eleitores. Já o grupo que não se identifica com nenhuma dessas posições políticas é o mais numeroso, somando 40% dos entrevistados.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 5 e 28 de junho, com 21.808 pessoas de todas as regiões do Brasil sendo entrevistadas para traçar o perfil político do eleitorado brasileiro. E mais: Homem sobrevive após ser soterrado por quase 40 toneladas de milho. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: O Globo)