“Se o MDB declinar da decisão de ter uma candidatura própria ao Palácio do Planalto, a ala que defende o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) seria amplamente majoritária na convenção nacional do partido”, diz reportagem do jornal O Estado de São Paulo desta terça-feira (03) em sua versão online, com destaque em capa.
Segundo o portal, “esta foi uma constatação feita pela direção emedebista após um levantamento recente com base nos delegados eleitos pelos diretórios estaduais, nas bancadas e nos prefeitos do partido. O resultado mostra que, embora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantenha forte interlocução com caciques do MDB no Nordeste, o bolsonarismo é mais forte na correlação de forças interna”.
Explicação
O Estadão aponta que “a direção do partido, presidido pelo deputado Baleia Rossi (SP), enfrenta resistências internas para manter a candidatura própria. O argumento é que somente com um nome na disputa presidencial a sigla conseguirá manter a coesão e formar uma bancada forte no Congresso a partir de 2023. Apesar dos baixos índices de intenção de voto nas pesquisas, Simone Tebet é vista por articuladores de uma candidatura unificada no centro político como o nome mais viável no momento. Pesa a seu favor o fato de ser mulher em uma eleição na qual o segmento feminino costuma concentrar parcela maior de indecisos”.
Terceira via vai desaparecendo….
Segundo a reportagem, “ o MDB, União Brasil, PSDB e Cidadania anunciaram acordo para lançar um candidato único à Presidência no dia 18 próximo. O União Brasil, no entanto, recuou do acerto e promete manter voo solo com seu presidente nacional, deputado Luciano Bivar (PE). Já no PSDB, boa parte da legenda rejeita um projeto presidencial próprio e vive uma queda de braço com o pré-candidato tucano, João Doria. No caso do MDB, Tebet é vista como trincheira à força gravitacional da polarização Lula-Bolsonaro. O antipetismo, contudo, tem força nas bases mais organizadas da legenda”.
Mais Bolsonaro
O MDB tem uma das maiores bancadas da Câmara dos Deputados, com 37 parlamentares. Já no Senado, tem o maior número da Casa, com 12 senadores. Também é o partido com o maior número de filiados, com quase 2.5 milhões, superando até mesmo PT e PSDB. E mais de 10% das prefeituras do país, com 794 gestores municipais. E dentre os delegados estaduais do MDB, a imensa maioria é pró-Bolsonaro. Seriam 320 estariam ao lado do presidente Bolsonaro em uma disputa com Lula. Outros 107, preferem o petista, a maioria no nordeste.
E veja também: Bolsonaro afirma que sem-terras eram pessoas chantageadas por organizadores do movimento. Clique aqui para ver.
Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander
Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie