Erdogan é reeleito na Turquia

direitaonline



O presidente Tayyip Erdogan foi reeleito presidente da Turquia, neste domingo (28), para um mandato de mais cinco anos. Ele já está há 20 no poder.

Seu adversário, Kemal Kilicdaroglu, chamou-a de “a eleição mais injusta em anos”, mas não contestou o resultado. Os resultados oficiais mostraram que Kilicdaroglu obteve 47,9% dos votos contra 52,1% de Erdogan
A eleição foi vista como uma das mais importantes para a Turquia, com a oposição acreditando que tinha uma grande chance de vencer Erdogan se apoiando no aumento do custo de vida recente.

Em vez disso, a vitória reforçou sua imagem de invencibilidade, depois de já ter redesenhado a política doméstica, econômica, de segurança e externa do país membro da Otan de 85 milhões de habitantes.

A perspectiva de mais cinco anos de seu governo foi um grande golpe para os oponentes que o acusaram de minar a democracia à medida que acumulava cada vez mais poder – uma acusação que ele nega.

Em um discurso de vitória em Ancara, Erdogan prometeu deixar todas as disputas para trás e unir-se aos valores e sonhos nacionais. Erdogan disse que a inflação é a questão mais urgente da Turquia.

A derrota de Kilicdaroglu provavelmente será lamentada pelos aliados da Turquia na OTAN, que ficaram alarmados com os laços de Erdogan com o presidente russo, Vladimir Putin , que parabenizou seu “querido amigo” por sua vitória.
O presidente dos EUA, Joe Biden, escreveu no Twitter: “Estou ansioso para continuar a trabalhar juntos como aliados da OTAN em questões bilaterais e desafios globais compartilhados”.

Pelas redes sociais, Lula (PT) também cumprimentou o líder turco pela reeleição. “Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”.

 


Fonte: Reuters
Foto: reprodução redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Empresas de limpeza são condenadas por instalar câmeras em banheiros e vestiários

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou duas empresas de limpeza de Mauá (SP) a indenizar um encarregado de produção que tinha o tempo de uso dos banheiros e vestiários controlado por meio de câmeras de vigilância. Segundo o colegiado, submeter o empregado a vexame, ainda que restrito […]