Se a Ucrânia for admitida na aliança militar da Otan, liderada pelos Estados Unidos, o conflito na Ucrânia terá a garantia de escalar para a Terceira Guerra Mundial, disse uma autoridade do Conselho de Segurança russo nesta quinta-feira (13).
Poucas horas depois que o presidente russo Vladimir Putin proclamou formalmente a anexação de até 18% da Ucrânia, em 30 de setembro, o presidente Volodymyr Zelenskiy anunciou um pedido rápido de adesão rápida à OTAN.
A adesão plena à OTAN para a Ucrânia ainda não é uma realidade porque todos os 30 membros da aliança teriam que dar seu consentimento. “Ucrânia está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para a Terceira Guerra Mundial”, disse Alexander Venediktov, vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, segundo a TASS.
Venediktov, que é vice do secretário do Conselho de Segurança Nikolai Patrushev, um poderoso aliado de Putin, disse, no entanto, sentir que a candidatura da Ucrânia era somente propaganda, pois o Ocidente entendia as consequências da adesão da Ucrânia à Otan. “A natureza suicida de tal passo é compreendida pelos próprios membros da Otan”, disse ele.
O presidente Vladimir Putin criticou repetidamente os Estados Unidos por impulsionar a expansão da Otan para o leste, especialmente por cortejar ex-repúblicas soviéticas como Ucrânia e Geórgia, que a Rússia considera parte de sua própria esfera de influência.
Em 21 de setembro, Putin alertou o Ocidente de que não estava blefando quando disse que estaria pronto para usar armas nucleares para defender a Rússia contra o que ele disse ser “chantagem nuclear” das principais potências ocidentais.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o mundo enfrenta o maior risco de Armageddon nuclear desde a crise dos mísseis cubanos de 1962. A Otan deve realizar um exercício anual de preparação nuclear apelidado de “Steadfast Noon” na próxima semana.
A Rússia e os Estados Unidos são de longe as maiores potências nucleares: controlam cerca de 90% das ogivas nucleares do mundo.
Venediktov disse que o pedido de Zelenskiy por ataques preventivos contra a Rússia era perigoso, alertando que uma guerra nuclear teria consequências catastróficas para o mundo. “Devemos lembrar: um conflito nuclear afetará absolutamente todo o mundo – não apenas a Rússia e o Ocidente coletivo, mas todos os países deste planeta”, disse Venediktov. “As consequências seriam desastrosas para toda a humanidade.”
E veja também: Na CNN, Nikolas Ferreira mostra a Boulos sua antiga fala sobre corrupção do PT. Clique AQUI para ver.