Energia solar se torna a 3ª maior fonte no Brasil

direitaonline



Usinas de geração de energia solar já somam potência instalada operacional superior à das termelétricas movidas a gás natural e biomassa, tornando-se a terceira fonte mais representativa da matriz elétrica do Brasil, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Os dados apontam que o país conta atualmente com 16,41 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas, considerando a geração centralizada (projetos de grande porte) e a distribuída (instalações menores em telhados, fachadas e terrenos).

Isso representa 8,1% da matriz brasileira, atrás das fontes hídrica (53,9%) e eólica (10,8%), pelo levantamento da Absolar. Já as termelétricas a gás natural somam 16,37 GW de potência (8,1% de participação na matriz), e as movidas a biomassa e biogás, 16,30 GW (8,0%).

Em comunicado, diretores da Absolar destacaram a competitividade da fonte, que vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil principalmente desde 2018. “As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, afirmou Carlos Dornellas, diretor da entidade.

A Absolar estima que a fonte solar já gerou mais de 86,2 bilhões de reais em investimentos no Brasil desde 2012, além de ter evitado a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.

E veja também: Nando Reis grita “fora, Bolsonaro” em show e recebe vaias como resposta. Clique aqui para ver.


Fonte: Agência Brasil
Foto: Pixa Bay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Esquerda tenta esvaziar evento de candidatura de Bolsonaro com reservas fake

Pessoas de esquerda e opositoras ao presidente Jair Bolsonaro (PL) estão realizando reservas “fake” com o objetivo de esgotar os ingressos para a convenção e lançamento da candidatura à reeleição de Bolsonaro, marcada para domingo (24), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. As informações são do portal G1. Copiando movimento […]