A Marinha do Brasil continua as buscas pelos dois pescadores desaparecidos, Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito, desde a noite de sexta-feira (16), após o naufrágio do barco pesqueiro Safadi Seif, na ponta de Garopaba, em Santa Catarina. Seis tripulantes já foram resgatados com vida e em bom estado de saúde.
Segundo nota divulgada pelo Comando do 5° Distrito Naval da Marinha, embarcações, aeronaves Super Cougar da MB, C-105 (Amazonas) e P-95 (Bandeirante Patrulha), da Força Aérea Brasileira, realizaram buscas em extensa área considerada com alta probabilidade de localização dos náufragos.
O último sobrevivente resgatado, Deivid Luiz Ferreira, foi encontrado agarrado a uma boia de sinalização na tarde desse domingo (18), após ser localizado pela aeronave Super Cougar da MB.
Segundo o capitão tenente Paiva Aguiar, que comandou o resgate, ele aparentava estar lúcido, embora desidratado pelos dois dias em alto-mar.
Na noite de sábado (17), Djalma dos Santos Silva, Domingos Pereira do Rosário, Luiz Carlos Messias, Mario Gomes Soares e Zoel Teixeira Barros foram resgatados pela embarcação Thor Frigg, sob coordenação de buscas pelo Salvamar Sul.
A embarcação Safadi Seif praticava pesca em uma região a cerca de 40 quilômetros do litoral sul de Santa Cataria, quando estabeleceu a última comunicação.
Família Seif
Como o nome indica, a embarcação ‘Safadi Seif’ pertenceu à família do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário da pesca do governo Jair Bolsonaro.
Em nota nas redes sociais, ele explicou: “A embarcação “Safadi Seif” que naufragou na noite da última sexta-feira, não pertence mais a nossa família. Apesar de ter sido construída por nós, essa embarcação foi vendida a terceiros há alguns anos, mas os compradores optaram manter o nome original. Lamentamos e prestamos toda nossa solidariedade aos pescadores e suas famílias, bem como aos atuais proprietários pelo acidente. Graças a Deus e por mérito da Marinha do Brasil, 5 dos 8 tripulantes foram resgatados hoje com vida. Seguimos com fé e esperança que a Marinha encontre os outros pescadores brevemente, com suas vidas preservadas.”.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A embarcação “Safadi Seif” que naufragou na noite da última sexta-feira, não pertence mais a nossa família.
Apesar de ter sido construída por nós, essa embarcação foi vendida a terceiros há alguns anos, mas os compradores optaram manter o nome original.… pic.twitter.com/MWtCliRm0d
— 🇧🇷 Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) June 18, 2023