O bilionário Elon Musk, dono da plataforma Twitter, classificou como ‘ridícula’ a afirmação da apresentadora Daniela Lima, da CNN Brasil, que a redes sociais estaria censurando sua postagem a respeito do ‘PL das Fake News’.
As big techs, como Google, Facebook e o próprio Twitter, têm se colocado contra a aprovação do projeto, o que pode ter feito a jornalista entender que estava sendo ‘censurada’.
“Eu não consigo publicar até agora, oh! Vou mostrar aqui de novo. Meu texto continua vetado. Vou tentar aqui diante dos olhos de vocês. Vou apartar aqui o ttuitar, óh. Não foi, tá vendo”, reclamou a jornalista.
Aconteceu ao vivo. Mostramos ao vivo. Impossível saber a posição da plataforma pq ela, como já é de conhecimento público, responde a qq questionamento da imprensa com um emoji de 💩. Segue trecho do #cnn360 pic.twitter.com/Bztm3BybOn
— Daniela Lima (@DanielaLima_) May 1, 2023
A ‘denúncia’ errada da âncora da CNN chamou a atenção do jornalista americano Glenn Greenwald (o mesmo do caso Vaza Jato), que escreveu: “Uma apresentadora da CNN Brasil, Daniela Lima, não conseguiu postar seu tweet sobre essa lei (*PL das Fake News), então ela alegou ao vivo na TV que estava sendo censurada, e o Ministro da Justiça divulgou. Quando a Reuters e milhares de outros relataram as falhas tecnológicas do Twitter, todos se recusaram a corrigir”, rebateu.
Glenn, que é contra o projeto, prosseguiu: “Ela ainda tem o vídeo dela ao vivo na CNN fazendo essa afirmação falsa, embora já se passaram 24 horas desde que foi desmascarada. O ministro da Justiça do Brasil ameaçou o Twitter por causa disso. Observe-a fazer isso. Nenhuma nota da comunidade ou desmascaramento os fará admitir.”.
Por fim, o jornalista americano ironizou Daniela pela postagem: “A maior ironia de todas é que o projeto de lei que toda a mídia corporativa no Brasil está apoiando, entre outras coisas, autorizaria o estado a censurar a internet para impedir a “desinformação”. No entanto, aqui eles estão espalhando notícias falsas flagrantes em apoio a esta lei sem nenhum senso de ironia.”.
Yes, exactly.
A @CNNBrasil host, @DanielaLima_, couldn't post her tweet about this law, so she claimed live on TV she was being censored, and the Justice Minister spread it.
When Reuters and thousands of others reported Twitter's tech failures, they all refused to correct: https://t.co/wu1D1z5zeE
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 2, 2023
A postagem de Glenn Greenwald chamou a atenção do dono da platarfoma, Elon Musk, que classificou como ‘ridícula’ a fala de Daniela: “Isto é ridículo. O Twitter encontrou brevemente dores de crescimento, que afetaram usuários em todo o mundo. Muitas pessoas fazendo logon simultaneamente. Alocamos mais capacidade de servidor para servidores de autenticação e resolvemos o problema.”.
This is ridiculous. Twitter briefly encountered growing pains, which affected users worldwide. Too many people logging on simultaneously.
We allocated more server capacity to authentication servers & problem solved.
— Elon Musk (@elonmusk) May 2, 2023