Elon Musk voltou a criticar Peter Navarro, assessor de comércio do presidente Donald Trump, nesta terça-feira (8), chamando-o de “imbecil” em uma publicação nas redes sociais. O bilionário, que comanda a Tesla, se distanciou ainda mais da política tarifária defendida pelo governo republicano.
A reação de Musk ocorreu após uma entrevista exibida na segunda-feira (7), na qual Navarro questionou a posição da Tesla como montadora e sugeriu que a empresa poderia não se alinhar totalmente com os objetivos econômicos nacionalistas de Trump.
Durante a entrevista, Navarro afirmou que grande parte dos componentes dos carros da Tesla, como baterias e eletrônicos, é importada. “Em muitos casos, se você for à fábrica dele no Texas, uma boa parte dos motores que ele recebe, que no caso dos carros elétricos são as baterias, vem do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan”, disse.
Navarro defendeu a produção nacional: “A diferença é que, no nosso pensamento e no do Elon, queremos que os pneus sejam feitos em Akron. Queremos que as transmissões sejam feitas em Indianápolis. Queremos que os motores sejam feitos em Flint e Saginaw. E queremos que os carros sejam fabricados aqui.”
Indignado, Musk respondeu no X (antigo Twitter): “Navarro é um verdadeiro imbecil”. Em outra postagem, elevou o tom e o chamou de “Peter Retarrdo”. O empresário garantiu que a Tesla é “a montadora com maior volume de produção nos EUA”, classificando o assessor como “mais burro que um saco de tijolos”.
Musk também destacou: “Por qualquer definição, a Tesla é a fabricante de automóveis mais verticalmente integrada da América, com a maior porcentagem de conteúdo dos EUA. Navarro deveria perguntar ao falso especialista que ele inventou, Ron Vara”.
Navarro is truly a moron. What he says here is demonstrably false.
— Elon Musk (@elonmusk) April 8, 2025
De acordo com o American-Made Index do site Cars.com, a Tesla lidera o ranking desde 2021, com base em critérios como local de montagem, origem de componentes e mão de obra empregada no país. Apesar disso, Musk reconhece que sua empresa não está imune aos impactos negativos das tarifas comerciais anunciadas pela administração Trump. E mais: Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN)