Economia argentina cresce 3,9% no terceiro trimestre

direitaonline



O Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) da Argentina divulgou, nesta segunda-feira (16), os dados econômicos do terceiro trimestre de 2024, indicando que o país superou a recessão após uma sequência de trimestres negativos.

O Produto Interno Bruto (PIB) argentino registrou uma alta de 3,9% entre julho e setembro, quando comparado ao período anterior. Clique AQUI para apoiar nosso trabalho independente!



O relatório também revela um desempenho positivo em todos os setores da economia, com destaque para as exportações, que cresceram 3,2%, e o consumo privado, que avançou 4,6%. O consumo público, por sua vez, teve uma alta de 0,7%, enquanto a formação bruta de capital fixo subiu 12%. Um dos maiores destaques do período foi o setor de Agricultura, pecuária, caça e silvicultura, que teve um crescimento de 13,2% em relação ao mesmo período de 2023.



Este crescimento econômico ocorre no primeiro ano de governo de Javier Milei, que assumiu a presidência em 10 de dezembro de 2023. Desde sua posse, Milei tem implementado uma série de reformas liberais com o objetivo de reverter a grave crise econômica e social enfrentada pelo país. Entre suas principais ações, destacam-se os cortes de gastos públicos e um processo de desregulamentação, encapsulado em seu famoso “Plano Motosserra”.

Milei comemorou o fim da recessão em sua conta no X (antigo Twitter), dizendo: “A Argentina decola!” Ao longo do mês de novembro, a inflação também apresentou uma melhora significativa, registrando 2,4% em comparação com outubro, o menor nível desde 2020.



Este é o segundo mês consecutivo com uma queda no índice da inflação, depois de um resultado de 2,7% em outubro, o primeiro registro abaixo de 3% desde 2021. E mais: Marinha retira vídeo sobre ‘privilégios’ após críticas. Clique AQUI para ver. Clique AQUI para apoiar nosso trabalho independente! (Foto: EBC; Fonte: Gazeta do Povo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Zeca Dirceu (PT) apresenta pedido de investigação contra ‘Faria Lima’ por ‘manipulação do câmbio’

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) apresentou, nesta quinta-feira (12), uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar uma possível manipulação cambial por operadores do mercado financeiro, especialmente localizados na região da Faria Lima, em São Paulo. O parlamentar sugere que a especulação trouxe prejuízos significativos […]