Um vídeo chocante que expõe o impacto devastador das drogas na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, ganhou destaque nas redes sociais nesta semana. Embora a localização exata das imagens permaneça incerta, o bairro de Kensington é ‘famoso’ por ser um verdadeiro mercado de drogas a céu aberto, e a região enfrenta uma crise que já é considerada uma “epidemia” de fentanil e xilazina.
A xilazina, originalmente destinada ao uso veterinário, é uma substância de baixo custo empregada para sedar animais como cavalos, bois e outros mamíferos. No entanto, traficantes inescrupulosos têm misturado esse medicamento a outras drogas letais, como o fentanil, com o objetivo de aumentar seus lucros. Em abril, o governo americano classificou esse sedativo como uma “ameaça emergente” à saúde pública do país.
O fentanil é um opioide que se revela 50 vezes mais potente do que a heroína. Alarmantemente, em 2022, dois terços das mortes por overdose nos Estados Unidos foram associadas a essa droga sintética.
O ano passado testemunhou um triste recorde nos EUA, com um total de 109.680 óbitos relacionados ao uso excessivo de drogas. A particularidade do consumo indiscriminado de xilazina é que ele é ainda mais difícil de ser tratado do que o de outros entorpecentes, já que nunca foi aprovado para uso humano.
O Departamento de Saúde da Filadélfia e a Junta de Saúde divulgaram um comunicado expressando profunda preocupação: “A xilazina atingiu a Filadélfia de maneira particularmente severa, causando aumento das mortes por overdose, bem como ferimentos graves que podem levar à sepse e amputação.”
Sarah Laurel, fundadora da organização Savage Sisters, em entrevista à “NPR”, enfatizou que o uso da droga aumentou significativamente nos últimos quatro anos: “E agora estamos lidando com indivíduos que têm úlceras abertas e profundas, infecções, alguns tecidos necróticos, o que leva à amputação.”
Reportagens do “Financial Times” revelam que as autoridades americanas têm intensificado os esforços para conter o tráfico de fentanil na fronteira com o México, ao sul do território. No entanto, esses esforços têm impactado também na venda ilegal do medicamento veterinário, uma vez que as organizações criminosas responsáveis por misturar o remédio a entorpecentes já conhecidos pela população são as mesmas que atuam nessa região fronteiriça.
Vídeo viraliza ao mostrar impacto de ‘droga zumbi’ nos EUA
Medicamento para sedar animais, xilazina gera onda de overdoses no país; traficantes também adicionam entorpecentes letais, como é o caso do fentanil.
Leia: https://t.co/upxwL18d2R pic.twitter.com/E0dRI4iP4b
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) September 22, 2023
E veja também: Despesa com academia poderá ser abatida do Imposto de Renda, aprova comissão no Senado. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander