Dilma Rousseff tomou posse oficialmente, nesta quinta-feira (13), como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês), em Xangai, na China. É o chamado ‘Banco dos Brics’, organização econômica que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O ato conciliou com a visita de Lula (PT) ao país asiático.
Em seu discurso de posse, Dilma defendeu o viés social da instituição e assumiu compromisso do NDB com a ‘proteção ambiental, infraestrutura social e digital’. Sinalizando em toda sua fala o apoio às comunidades mais pobres e a necessidade de ajudá-las a garantir moradia e condições mais dignas, a ex-presidente da República pediu “prosperidade comum” a todos.
“Assumir a presidência do NDB é uma oportunidade de fazer mais para os países dos Brics, mas também para os países emergentes e os países em desenvolvimento”, disse. “Estou confiante de que juntos podemos realizar nossa visão de desenvolvimento. Queremos que a prosperidade seja comum a todos os países”, acrescentou.
Mas em determinado momento da fala, a presidente impichada se atrapalhou na tentativa de explicar sua visão a respeito do banco que será comandado por ela. Disse Dilma: “A sua fundação, além do acontecimento histórico, foi uma demonstração da importância de estabelecer uma estratégia e uma parceria, compartilhando as necessidades desses países do sul, do sul global, ou seja, o sul, que é esse sul que quer emergir, e que conta também com países do norte e com o multilateralismo”, tentou explicar Dilma.
Assista ao vídeo compartilhado pelo deputado estadual por São Paulo Bruno Zambelli, irmão de Carla Zambelli.
Ela voltou! 😂 pic.twitter.com/VCKBHyUgEW
— @BrunoZambelli (@BrunoZambelli3) April 13, 2023