Deputados eleitos tomam posse e dão início à 57ª legislatura da Câmara

direitaonline



Os 513 deputados eleitos para a 57ª legislatura (2023-2027) da Câmara dos Deputados foram empossados nesta quarta-feira, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. Mais tarde, às 16h30, está prevista a sessão destinada à eleição do novo presidente da Câmara e da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.

Em chamada nominal por estado, cada um dos parlamentares respondeu “assim o prometo” após a leitura do juramento de posse: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

 

 

No início dos trabalhos, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), informou a renúncia da deputada reeleita Rejane Dias (PT-PI) – em janeiro, ela foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado pela Assembleia Legislativa do Piauí. O deputado Merlong Solano (PT-PI) ocupa a vaga para o terceiro mandato.

A posse dos deputados reeleitos Talíria Petrone (Psol-RJ) e Glauber Braga (Psol-RJ) ocorreu por meio de sistema virtual. A parlamentar, em licença-maternidade desde janeiro, inicia agora o segundo mandato. Braga, afastado nesta quarta por motivo de saúde, chega ao quinto mandato.

Ministros
Oito parlamentares deverão se licenciar para exercer cargos no Poder Executivo. São eles as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP); dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol-SP); e do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), que usa o nome parlamentar Daniela do Waguinho; e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT-RS); da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP); das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP); e do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP).

Passou mal
No início a solenidade chegou a ser suspensa por 11 minutos para socorrer o ex-deputado e ex-senador Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara. Atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), ele desmaiou e foi levado ao serviço médico por brigadistas.

Considerados os quatro convidados a que cada parlamentar tinha direito, a sessão na Câmara reuniu mais de 2.600 pessoas. Além de integrantes do Poder Executivo, participaram representantes de 48 missões diplomáticas no Brasil.

Pacheco e Lula
Na solenidade, deputados de direita aproveitaram o momento para campanha contra a reeleição de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado, que acontece também ensta quarta-feira (1). Nikolas Ferreira, Gustavo Gayer, Marcel Van Hatten, entre outros, exibiram placas como os dizeres “Pacheco Não” e “Fora, Lula”.

Nikolas também disse que, “após quatro anos de guerra contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”, havia chegado o momento de fazer o mesmo contra o petista Lula (PT). Confira tudo abaixo!

 

E veja também: PGR pede manutenção de prisão de ex-comandante da PM-DF. Clique AQUI para ver.


Fonte: Agência Câmara
Foto: reprodução vídeo
Arte: Agência Câmara

Gostou? Compartilhe!
Next Post

AGU pede banimento do esporte do jogador Wallace por postagem contra Lula

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou representações em contra o jogador de vôlei Wallace Leandro de Souza ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O atleta atua pelo Cruzeiro e é medalhista olímpico e um dos principais jogadores da Seleção Brasileira. […]