Após declaração controversa de Lula (PT) sobre Israel e Faixa de Gaza, pedido de impeachment já conta com 122 assinaturas, liderado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), que deve protocolar o documento na Câmara dos Deputados ainda hoje (20).
A maioria dos signatários é do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 72 adesões. O Novo foi o primeiro partido a oficialmente apoiar o pedido nesta terça-feira.
Mesmo partidos com representação nos ministérios de Lula têm membros entre os signatários: União Brasil, com 12 deputados; PSD, com 4; e MDB, com 3. Embora façam parte da base de apoio, os deputados fazem oposição ao governo na Câmara.
A declaração gerou crise diplomática com Israel e críticas da oposição. Zambelli alega que Lula cometeu “crime de responsabilidade contra a existência política da União”, conforme Lei 1.079/1950, que regula o impeachment.
O pedido argumenta que a declaração de Lula “hostilizou nação estrangeira”, “comprometeu a neutralidade” do Brasil e expôs o país a “perigo de guerra”, conforme artigo 5º, inciso 3 da Lei do Impeachment. Assista! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Estadão)
🚨 AGORA – Deputada Carla Zambelli diz que esse será o maior impeachment já aberto na história do Brasil!
Já são 122 deputados apoiando e a expectativa é que até amanhã, sejam mais de 125. pic.twitter.com/5RCWUzcP3P
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) February 20, 2024