Nessa sexta-feira (13), o deputado português André Ventura, líder do partido de direita Chega, chamou Lula (PT) de “bandido”. Na tribuna do Parlamento português, Ventura afirmou que compreende “a fúria e angustia de milhões de brasileiros ao verem seu país governado por um bandido”, apesar de criticar com veemência o vandalismo e invasão aos prédios dos três poderes.
O presidente da Assembleia e autor do voto de condenação, Augusto Santos Silva (Partido Socialista), rebateu Ventura. Afirmou que “essa é uma expressão ofensiva em relação ao presidente de um país muito amigo de Portugal”.
Depois do alerta e de pedir que o líder do Chega não usasse mais o termo para se referir a Lula, Santos Silva foi aplaudido por outros parlamentares. Entretanto, André Ventura replicou e disse que “é difícil se referir ao presidente do Brasil de outra forma”.
Ventura também afirmou que “a democracia é a forma de combater aqueles que, na nossa perspectiva, de forma completamente imoral tomaram conta das instituições brasileiras” e criticou as mortes que acontecem no Peru por conta da extrema esquerda, sendo aplaudido novamente, mas dessa vez por deputados de centro-direita. Assista abaixo ao discurso de André Ventura.
A história de um país com um Governo cheio de corrupção, que acha que abrir uma tocha é igualmente punível como um homicídio ou violação. Contem com a nossa oposição! 😡 https://t.co/zzqQDGdEWq
— Partido CHEGA! 🇵🇹 (@PartidoCHEGA) January 14, 2023