O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, em depoimento à Polícia Federal, nesta quarta-feira (12), qualquer discussão sobre um plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Bolsonaro, durante a reunião realizada no Palácio da Alvorada com o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), nada foi falado sobre o ministro do STF ou sobre qualquer ato antidemocrático.
O ex-presidente também negou que tenha sido tratado sobre equipamentos de escuta ou gravação.
No depoimento, que durou aproximadamente duas horas, Bolsonaro confirmou o encontro ocorrido em 8 de dezembro de 2022, e explicou que recebeu uma ligação de Daniel Silveira, que informou que Marcos do Val desejava falar com ele.
No entanto, Bolsonaro disse não saber de quem partiu a iniciativa de marcar a reunião, já que não tinha tido contato prévio com Do Val. O ex-presidente ressaltou que o encontro durou cerca de 20 minutos e que nenhum assunto relacionado a Moraes foi abordado.
Bolsonaro declarou à PF que sempre se manteve dentro dos limites estabelecidos pela Constituição e afirmou desconhecer a informação de que Do Val teria sido “recrutado” por Silveira, embora o ex-deputado tenha mencionado que o senador teria algo para “mexer com a República”.
Bolsonaro também mencionou ter tomado conhecimento pelas mídias sociais e pela imprensa de que Do Val teria procurado Moraes para relatar o encontro no Palácio da Alvorada.
O depoimento de Bolsonaro à PF faz parte das investigações em andamento, que têm como objetivo esclarecer a suposta intenção de gravar ilegalmente o ministro Alexandre de Moraes.
Assista abaixo a um trecho específico, em que Bolsonaro e seu advogado mostram a única conversa com o Senador do Val pelo WhatsApp. E, sem seguida, à coletiva completa após a saída da PF.
#PróseContras | “Coisa de maluco”: Fabio Wajngarten faz leitura de mensagem enviada por Marcos do Val (Podemos) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
📺 Confira na JP News#Brasil #Informação #Notícia #Política pic.twitter.com/mtrmuuJdVL
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) July 12, 2023