O evento programado para esta sexta-feira (17) intitulado “Voz e vez: a liberdade de expressão e o combate à corrupção”, que teria lugar no prédio de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi suspenso pela instituição de ensino.
A decisão, segundo informações do portal Gazeta do Povo, foi justificada pela UFPR devido ao “risco de tumulto e violência nas dependências do prédio histórico”.
O debate contaria com a participação do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR). Os organizadores do evento receberam a justificativa da UFPR como uma preocupação com a segurança e alegaram risco de tumulto e violência nas dependências do prédio histórico. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR considerou o cancelamento uma “vitória”.
Deltan Dallagnol, egresso do curso de Direito da UFPR, repudiou a decisão, classificando-a como “impensável”. O ex-deputado afirmou que é absurdo a universidade barrar uma palestra sobre liberdade de expressão, destacando a importância do debate acadêmico como espaço de troca de ideias. Dallagnol expressou sua decepção ao afirmar: “Se na academia não é possível mais debater ideias porque a esquerda tomou conta, onde será?”
O ex-deputado ainda acrescentou: “Os verdadeiros fascistas são aqueles que tentam calar as vozes de quem é de direita. A universidade deveria ser o ambiente, por excelência, de respeito à pluralidade e diversidade de ideias. Infelizmente, deixou de ser.”
No final da tarde da véspera do evento, o DCE da UFPR comemorou o cancelamento em uma publicação no Instagram, destacando a ação do Movimento Estudantil da UFPR como responsável por pressionar a direção do Setor de Ciências Jurídicas a retirar a reserva do auditório e impedir a realização do evento.
Ver essa foto no Instagram
E veja também: Fã morre após passar mal no show de Taylor Swift no Rio de Janeiro. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander