A permanência de José Luiz Datena no SBT está em xeque. A revelação de que o apresentador manteve conversas com a RedeTV! para uma possível mudança de emissora gerou desconforto entre diretores e membros da família Abravanel, que não esperavam a movimentação apenas seis meses após sua estreia no comando do programa Tá na Hora.
A situação ganhou visibilidade após uma entrevista do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), amigo de longa data de Datena, à revista Veja. Kajuru afirmou que o comunicador recebeu uma oferta “irrecusável” da RedeTV! para assumir uma nova atração.
“A proposta da RedeTV! é muito boa. Para a TV brasileira de hoje é irrecusável. O SBT está pagando muito mal”, declarou o senador, que também criticou a estrutura oferecida pela emissora de Silvio Santos.
Segundo ele, Datena enfrenta dificuldades operacionais no SBT: “Outro dia, ele ficou três horas falando do sequestro em São Paulo porque não tinha equipe para fazer nada, não tinha estrutura”, disse Kajuru, referindo-se ao tempo de programa, que vai das 16h45 às 19h45.
Embora a RedeTV! não confirme oficialmente a proposta, apurações indicam que houve um encontro entre Datena, o presidente da emissora Amilcare Dallevo e seu filho, Amilcare Dallevo Neto, responsável pelos novos negócios da empresa.
Até poucos dias atrás, a relação entre o jornalista e o SBT era considerada estável, apesar de insatisfações pontuais com possíveis mudanças na grade — como a estreia de Luiz Bacci — que poderiam reduzir o tempo de exposição de Datena no ar. Internamente, havia a percepção de que ele até aceitaria uma redução na carga horária, já que os índices de audiência do Tá na Hora só crescem após as 18h.
A entrevista de Kajuru, no entanto, causou forte reação nos bastidores. Executivos e até as filhas de Silvio Santos se sentiram traídos por Datena, que havia recebido apoio da emissora em seu retorno à televisão, após deixar a Band de forma conturbada em dezembro de 2023.
Kajuru, que mantém laços estreitos com Datena desde os anos 1990, foi o responsável por aproximá-lo da RedeTV!. Além de comandar o programa de entrevistas PodK Liberados na emissora, o senador tem ajudado a articular alianças políticas em Brasília em nome da direção da casa.
Datena, por sua vez, já esteve na RedeTV! em 2002 e quase voltou em 2024, antes de optar pelo SBT. Agora, com a reaproximação, o futuro do apresentador na emissora paulista volta a ser incerto. E mais: Terremoto de 7,4 graus assusta Chile e Argentina e força evacuações no extremo sul. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: coluna F5)