A pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha na sexta-feira (7) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) herda mais votos de Ciro Gomes (PDT) do que o Lula da Silva (PT). Os dados foram divulgados pelo portal Metrópoles.
Apesar do apoio formal do PDT e de Ciro Gomes ao petista, o chefe do Executivo é o preferido de 42% dos eleitores de Ciro no segundo turno, enquanto o percentual favorável a Lula soma 31%.
Em números totais, Ciro Gomes obteve 3,6 milhões de votos no primeiro turno. Assim, segundo o DataFolha, Bolsonaro ficaria com 1,5 milhão de votos herdados de Ciro Gomes. Já Lula ficaria com 1,1 milhão.
Já entre os eleitores que optaram por Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, há mais equilíbrio na distribuição de votos no segundo turno. Lula recebe 31% dos votos de Tebet (mesmo percentual dele em relação a Ciro), enquanto outros 29% migram para Bolsonaro.
Contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa ouviu 2.884 pessoas, entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022. E veja também: No rádio e TV, Bolsonaro exalta o “Dia do Nordestino” em campanha eleitoral. Clique AQUI para ver.