Após a notícia de que a Polícia Federal em Brasília havia prendido o indígena cacique Xavante Cacique Tsererê (foto abaixo) por ordem de Alexandre de Moraes, manifestantes entraram em confronto com a polícia da capital federal.
As primeiras informações dizem que um grupo teria tentado invadir a sede da Polícia Federal, onde o cacique estaria preso. Porém, relatos indicam que manifestantes protestavam pacificamente após a suposta prisão, quando a polícia teria usado de força desproporcional, inclusive com uso de gás e bom de efeito moral.
Cerca de dez veículos que estavam estacionados em frente ao prédio da Diretoria-Geral da Polícia Federal, na Asa Norte de Brasília, foram danificados. Houve tiros de bala de borracha contra os manifestantes por parte de agentes da PF. Ao menos dois ônibus foram incendiados.
Em nota à imprensa, a PM do Distrito Federal diz estar havendo uma movimentação de indígenas no local e a que a corporação está controlando a situação. E segundo a CNN, a PM reforçou a segurança onde estão hospedados Lula (PT) e grande parte da equipe de transição. O hotel fica a aproximadamente a 1km de distância do local.
A Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que o protesto acontece em razão da prisão temporária do cacique José Acácio Serere Xavante, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A detenção ocorreu pela suposta prática de condutas ilícitas em “atos antidemocráticos” pelo prazo de dez dias.
Segundo a PF, Serere Xavante teria realizado manifestações “anti democráticas” em diversos locais de Brasília, como o Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional de Brasília, em um shopping de Brasília, na Esplanada dos Ministérios (por ocasião da cerimônia de troca da bandeira nacional e em outros momentos) e em frente ao hotel onde estão hospedados Lula e seu vice. Veja abaixo vídeos compartilhados nas redes sociais dos confrontos.
É só o que eles querem. Não pode descambar. pic.twitter.com/JHR92zs7W7
— Luciano Giuseppe (@LucianoGiusepp4) December 13, 2022
— Luiz P. O. Bragança (@lpbragancabr) December 13, 2022
Brasilia , um cenário de Guerra !🚨 carros em chamas, tiros!
Agora ! pic.twitter.com/IAp9CKFAYQ
— Pavão Misterious 🇧🇷 (@misteriouspavao) December 13, 2022
A confusão continua ! pic.twitter.com/IILw2sO76a
— tuca (@tucabr54) December 13, 2022
Guerra nas ruas de Brasília pic.twitter.com/qmw8tlaN6C
— Alexandre🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@Alexand59517985) December 13, 2022
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander